Logo Passei Direto
Buscar
O pH normal do sangue oscila entre 7,35 e 7,45. Havendo aumento das concentrações de íons H , o pH estará abaixo de 7,35, configurando a acidose. Se houver diminuição de íons H, o pH ficará acima de 7,45, caracterizando a alcalose.
Sobre o pH sanguíneo e sua relação com os rins, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I - Os rins de forma autônoma e individual controlam e mantém o pH sanguíneo entre 7,30 e 7,40. PORQUE II - O pH da urina não é proporcional ao pH sanguíneo, a principal diferença é que o pH sanguíneo pode variar durante o dia, enquanto o pH urinário se mantém mais estável devido a constante filtração do sangue. Assinale a alternativa CORRETA:
I - Os rins de forma autônoma e individual controlam e mantém o pH sanguíneo entre 7,30 e 7,40.
II - O pH da urina não é proporcional ao pH sanguíneo, a principal diferença é que o pH sanguíneo pode variar durante o dia, enquanto o pH urinário se mantém mais estável devido a constante filtração do sangue.
A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são falsas.
User badge image
Desafios para Aprender

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as asserções: I - "Os rins de forma autônoma e individual controlam e mantêm o pH sanguíneo entre 7,30 e 7,40." Essa afirmação é falsa. Os rins ajudam a regular o pH sanguíneo, mas o pH normal do sangue é considerado entre 7,35 e 7,45, e não 7,30 e 7,40. Além disso, a regulação do pH não é feita de forma autônoma, mas sim em resposta a várias condições fisiológicas. II - "O pH da urina não é proporcional ao pH sanguíneo, a principal diferença é que o pH sanguíneo pode variar durante o dia, enquanto o pH urinário se mantém mais estável devido à constante filtração do sangue." Essa afirmação é verdadeira. O pH da urina pode variar bastante dependendo da dieta, hidratação e outros fatores, enquanto o pH sanguíneo é mantido dentro de uma faixa mais estreita. Agora, vamos às alternativas: A) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) C) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) E) As asserções I e II são falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A avaliação química da urina é um método de simples execução de suma importância na rotina laboratorial. Ela é capaz de nos dar informações como presença de hemoglobina, nitritos, glicose e proteínas na urina, entre outros.
Com base na execução do método de análise, assinale a alternativa CORRETA:
A Centrifugação da urina, aplicação da tira reagente por 5 segundos e leitura do resultado.
B Aplicação da tira reagente diretamente na amostra por 5 minutos, remoção da tira reagente e aguardar 2 minutos para leitura do resultado.
C Homogeneização da amostra, aplicação da tira reagente por 2 segundos e leitura do resultado.
D Centrifugação da amostra, aplicação da tira reagente por 3 minutos e leitura do resultado.
E Nenhuma das alternativas é correta.

A realização dos exames de urina demonstram de forma completa a condição bioquímica da urina do paciente, incluindo a verificação da presença de proteínas, urobilinogênio, pH, hemoglobina, nitrito, dentre outros. Essa verificação é essencial para confirmar a condição bioquímica e a concentração da urina dependem de diversos fatores durante a filtração do sangue pelos rins.
De acordo com o exposto, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I - A presença de proteínas na urina é uma condição fisiológica. A sua ausência é uma preocupação, e deve ser investigada com exames complementares, pois pode indicar lesões renais graves. PORQUE II - O urobilinogênio é um produto da degradação das bilirrubinas, a presença na urina pode indicar lesões hepáticas ou hemolíticas. Assinale a alternativa CORRETA:
I - A presença de proteínas na urina é uma condição fisiológica. A sua ausência é uma preocupação, e deve ser investigada com exames complementares, pois pode indicar lesões renais graves.
II - O urobilinogênio é um produto da degradação das bilirrubinas, a presença na urina pode indicar lesões hepáticas ou hemolíticas.
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina