Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente o texto a seguir:
Aristóteles, um dos mais importantes pensadores da Antiguidade, deixou grande contribuição para o pensamento da humanidade, cabendo destaque para a teoria sobre o conhecimento, exposta em sua obra Metafísica. Segundo Aranha (2009), desde o momento em que a razão se separou do pensamento mítico, os filósofos gregos criaram conceitos para instrumentalizá-la, no esforço de compreensão do real. As contribuições de Aristóteles destacam-se nesse período e sua marca está em organizar o pensamento dos seus antecessores, buscando superá-los, e distinguindo o conhecimento sensível do racional, demonstrando sua interdependência.
I tudo o que se move é necessariamente movido por outro, o devir consiste na tendência que todo ser tem de realizar a forma que lhe é própria.
II há quatro sentidos para causa: Material (aquilo de que a coisa é feita), Eficiente (que dá impulso ao movimento), Formal (aquilo que a coisa tende a ser) e, Final (aquilo para que a coisa é feita).
III todas as coisas são contingentes, geradas por outro ser. Por isso, é preciso admitir uma causa primeira.
IV não há ser incausado, tudo que existe foi criado por uma ação anterior a esse ser, mesmo Deus é causado pelo homem que o criou.
A) IV.
B) III.
C) II.
D) I.
E) II, III e IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I - "Tudo o que se move é necessariamente movido por outro, o devir consiste na tendência que todo ser tem de realizar a forma que lhe é própria." Esta afirmativa está correta e reflete a ideia de Aristóteles sobre o movimento e a realização da forma. II - "Há quatro sentidos para causa: Material (aquilo de que a coisa é feita), Eficiente (que dá impulso ao movimento), Formal (aquilo que a coisa tende a ser) e, Final (aquilo para que a coisa é feita)." Esta afirmativa também está correta e descreve as quatro causas de Aristóteles. III - "Todas as coisas são contingentes, geradas por outro ser. Por isso, é preciso admitir uma causa primeira." Esta afirmativa é verdadeira, pois Aristóteles argumenta que tudo que existe tem uma causa, levando à necessidade de uma causa primeira. IV - "Não há ser incausado, tudo que existe foi criado por uma ação anterior a esse ser, mesmo Deus é causado pelo homem que o criou." Esta afirmativa é falsa. Aristóteles não afirma que Deus é causado pelo homem; pelo contrário, ele considera Deus como a causa primeira e não causada. Agora, vamos verificar as alternativas: A) IV. (Falsa) B) III. (Verdadeira) C) II. (Verdadeira) D) I. (Verdadeira) E) II, III e IV. (Contém uma afirmativa falsa) As afirmativas I, II e III são verdadeiras, mas a IV é falsa. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: E) II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na alegoria do mito da caverna Platão apresenta metaforicamente fases ou níveis de conhecimento da realidade e seu significado nos remete a questões de teoria do conhecimento e epistemologia.
Segundo o mito, o significado dos elementos: caverna, sombras e luz do sol são, respectivamente:
A) Platão, Sócrates e Plotino.
B) O conhecimento, a Filosofia e o mundo.
C) As crenças, a ciência e a verdade.
D) O mundo das aparências, as coisas que percebemos e a luz da verdade.
E) A Igreja, o altar e velas acesas.

Considerando o pensamento de Aristóteles acerca do conhecimento, assinale a afirmativa incorreta:
A) “Por natureza, todos os homens desejam o conhecimento”.
B) “É pela memória que os homens adquirem experiência”.
C) “A visão é o sentido mais valorizado, pois ajuda a conhecer as diferenças entre as coisas”.
D) “O mundo sensível é uma cópia imperfeita do mundo das ideias”.
E) “Os animais nascem por natureza com o poder da sensação”.

Sobre a Alegoria da Caverna, parte do livro VII da República, é correto afirmar que
I a caverna corresponde ao mundo inteligível, do conhecimento do verdadeiro ser. II ilustra o modo pelo qual Platão concebe e estrutura o conhecimento. III manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros. IV apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I e III.
E) I, II e IV.