Logo Passei Direto
Buscar
Embora a antijuridicidade seja elemento caracterizador de crime, há que se destacar que nem todo fato típico é antijurídico, uma vez que a própria lei penal admite situações em que a conduta é justa a exemplo da figura da legítima defesa. Legítima defesa ocorre quando um agente pratica um fato típico para repelir a injusta agressão de outrem a um bem jurídico próprio ou de terceiros.
Acerca da antijuridicidade, analise as sentenças a seguir: I- Para a caracterização da legítima defesa, a agressão deve ser proveniente de ato humano. II- Estado de necessidade e legítima defesa não são conceitos jurídicos distintos. III- A legítima defesa pressupõe agressão atual ou iminente. IV- A legítima defesa é um fato típico e antijurídico. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a caracterização da legítima defesa, a agressão deve ser proveniente de ato humano.
II- Estado de necessidade e legítima defesa não são conceitos jurídicos distintos.
III- A legítima defesa pressupõe agressão atual ou iminente.
IV- A legítima defesa é um fato típico e antijurídico.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
User badge image
SegurancaPrivadaBR

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Para a caracterização da legítima defesa, a agressão deve ser proveniente de ato humano. Verdadeiro, a legítima defesa se aplica a agressões que são resultantes de ações humanas. II- Estado de necessidade e legítima defesa não são conceitos jurídicos distintos. Falso, estado de necessidade e legítima defesa são conceitos distintos no direito penal, cada um com suas características e requisitos específicos. III- A legítima defesa pressupõe agressão atual ou iminente. Verdadeiro, a legítima defesa só é válida se a agressão for atual ou iminente. IV- A legítima defesa é um fato típico e antijurídico. Falso, a legítima defesa é uma causa de exclusão da antijuridicidade, ou seja, embora seja um fato típico, não é antijurídico. Com base nas análises: - As sentenças I e III estão corretas. - As sentenças II e IV estão incorretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A conduta humana não se limita somente a praticar uma ação final positiva, ou seja, fazer algo, mas também deixar de fazer, ou seja, a omissão. Define-se como omissão uma forma independente de ação humana regida pela vontade de não realizar uma conduta positiva que lhe é imposta. Há distintos crimes de omissão, dentre os quais os omissivos próprios. Acerca dos crimes omissivos próprios, assinale a alternativa CORRETA:
A É o crime que ocorre quando é praticado por aquele que tem o dever jurídico de agir e não o fez.
B Ocorrem quando há ação e omissão simultânea.
C São os chamados crimes de mera conduta que ocorrem quando a omissão praticada é definida como infração formal.
D Ocorrem quando o omitente, tendo o dever jurídico de evitar o resultado, concorre para ele ao quedar-se inerte.

Para o Direito Penal brasileiro contemporâneo, "crime" é considerada toda ação ou omissão consciente e voluntária típica, antijurídica e culpável, ou seja, crime é considerada toda conduta que lesa a um bem protegido juridicamente. Acerca da tipicidade da conduta, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fato típico é a conduta que se molda perfeitamente aos elementos previstos na lei penal.
b) A culpabilidade da conduta anula a tipicidade.
c) Todo fato típico é obrigatoriamente antijurídico.
d) Tipicidade é a relação entre a conduta e os preceitos morais de uma sociedade.

Para o pensamento contemporâneo, crime é um conceito jurídico estabelecido pelo Direito Penal. Como conceito material crime é definido como toda ação ou omissão consciente ou voluntária da conduta humana antijurídica, típica e culpável. Quanto ao conceito de tipicidade, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Conduta típica é aquela que se coaduna perfeitamente aos elementos previstos em lei.
II- Para que uma conduta seja considerada criminosa há que ser prevista como tal na lei penal.
III- A tipicidade não é elemento de definição de crime e sim sua reprovação social.
IV- Tipicidade exige que a conduta seja ilegal.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Pelo senso comum, a delinquência é relacionada à violência praticada nas periferias das grandes cidades por sujeitos empobrecidos e de baixa escolaridade. Tal percepção é equivocada porque há delitos que envolvem cifras milionárias sem que seja utilizada violência. Tais delitos são chamados de "crimes de colarinho branco".
Acerca de tais delitos, analise as afirmativas a seguir: I- Os crimes de colarinho branco são praticados por delinquentes aparentemente considerados "acima de qualquer suspeita" e de refinamento cultural e financeiro. II- A origem do termo "crime de colarinho branco" é relacionado ao surgimento do crime organizado na cidade de Chicago na década de 1940. III- Crime de colarinho branco eram os crimes praticados por mafiosos que atualmente já foram totalmente erradicados. IV- O crime de colarinho branco tem relação com a influência dos criminosos com o poder político e econômico. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os crimes de colarinho branco são praticados por delinquentes aparentemente considerados "acima de qualquer suspeita" e de refinamento cultural e financeiro.
II- A origem do termo "crime de colarinho branco" é relacionado ao surgimento do crime organizado na cidade de Chicago na década de 1940.
III- Crime de colarinho branco eram os crimes praticados por mafiosos que atualmente já foram totalmente erradicados.
IV- O crime de colarinho branco tem relação com a influência dos criminosos com o poder político e econômico.
A As afirmativas III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.
E As afirmativas I e IV estão corretas.

Uma das diferenças relevantes entre os tipos penais é relacionado com o animus, ou seja, a vontade do agente, que estabelece a diferença entre crime culposo e crime doloso. Entende-se como crime doloso aquele em que o agente prevê o resultado lesivo de sua conduta e, mesmo assim, leva-o adiante, produzindo o resultado. Já o crime culposo ocorre quando o agente não tem a intenção de produzir o resultado ilícito mas acaba produzindo-o. Os elementos de vontade que caracterizam os crimes culposos são:
A Imprudência e Embriaguez involuntária.
B Negligência e Demência.
C Negligência, Imprudência e Imperícia.
D Consumação instantânea seguida de lesão corporal da vítima.

Embora "crime" seja um fenômeno que comporte distintas definições, na esfera jurídico penal é definido materialmente como toda conduta relevante reprovável socialmente porque fere um bem protegido juridicamente. Portanto, crime é considerada toda ação ou omissão voluntária e consciente antijurídica, típica e culpável. Acerca do conceito jurídico de crime, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Conduta típica é aquela que tem relação de tipicidade, ou seja, quando o agir do agente se "molda" perfeitamente ao tipo penal existente. PORQUE II- Tipo penal é sinônimo de imoralidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A conduta do agente é um elemento essencial para a caracterização objetiva do delito. A vontade consciente e voluntária daquele que produz lesão a um bem jurídico é relevante, constituindo o chamado elemento volitivo que compõe o delito. Entretanto, há condutas que, embora podendo produzir como resultado a lesão a um bem jurídico, não se caracterizam como delituosas. Acerca das condutas que não são relevantes penalmente, assinale alternativa CORRETA:
A Não são condutas relevantes penalmente as que são moralmente justificáveis.
B Os movimentos reflexos são considerados condutas relevantes.
C Quem pratica crime sob coação tem a obrigação moral e legal de resistir.
D Devem ser excluídas do âmbito penal as condutas ou movimentos executados sob coação exterior, irresistível e absoluta.

Mais conteúdos dessa disciplina