Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada afirmativa: I. Os radicais livres são substâncias responsáveis por se ligarem a proteínas e lipídeos, levando à formação de produtos finais chamados de AGEs. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Os radicais livres podem causar danos às proteínas e lipídeos, contribuindo para a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs). II. A glicação é o nome dado para a perda de fibras musculares por falta de atividade física, levando à flacidez muscular. Falso, a glicação refere-se ao processo de ligação de açúcares a proteínas, o que pode afetar a elasticidade e a função das proteínas, mas não é diretamente relacionado à perda de fibras musculares por inatividade. III. As metaloproteinases são enzimas que degradam colágeno, elastina e matriz extracelular, que aumentam com o envelhecimento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. As metaloproteinases desempenham um papel importante na degradação da matriz extracelular e sua atividade pode aumentar com o envelhecimento, contribuindo para a flacidez. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas deve incluir I e III. Se você tiver as opções, posso ajudar a identificar a correta!
Karla Taynara
há 6 dias
A alternativa correta é: III, apenas. Veja:
I é incorreta, pois os radicais livres são considerados moléculas instáveis por falta do par de elétron. Estabilizam-se por roubarem o elétron das moléculas vizinhas, levando ao efeito cascata e ao surgimento de mais radicais livres, danificando estruturas, como colágeno.
II é incorreta, pois a glicação contribui significativamente para a perda de fibras de musculares, mas esse processo ocorre através do consumo excessivo de açúcar.
III é correta, pois as metaloproteinases são enzimas que degradam colágeno e elastina do organismo, quando necessário. São estruturas do próprio organismo, mas que, com o envelhecimento, tendem a aumentar sua quantidade, destruindo colágeno tipo I e III, elastina, proteoglicanas, fibronectina, entre outras substâncias, as quais já diminuem significativamente durante o processo de envelhecimento.