Logo Passei Direto
Buscar
O transporte ferroviário é um meio de transporte terrestre de pessoas ou bens, operado em vias terrestres que conectam terminais ferroviários, através de trens que são constituídos basicamente por locomotivas e vagões de carga ou carros de passageiros.
Com base na figura apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
A O lastro tem como principal função distribuir a pressão exercida pela passagem dos trens junto à rede ferroviária.
B Os fixadores tem a função de manter o lastro e sublastro unidos, sendo que o principal tipo de fixador é a tala de junção.
C O dormente que tem a função de receber e transferir ao sublastro os esforços produzidos e serve de suporte aos trilhos.
D O lastro absorve os esforços transmitidos pelo sublastro e os transfere para o terreno subjacente (sub leito).
User badge image
Progresso com Exercícios

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O lastro tem como principal função distribuir a pressão exercida pela passagem dos trens junto à rede ferroviária. - Esta afirmação é verdadeira, pois o lastro realmente ajuda a distribuir a pressão. B) Os fixadores têm a função de manter o lastro e sublastro unidos, sendo que o principal tipo de fixador é a tala de junção. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas os fixadores têm a função principal de manter os trilhos no lugar, não necessariamente de unir lastro e sublastro. C) O dormente tem a função de receber e transferir ao sublastro os esforços produzidos e serve de suporte aos trilhos. - Esta afirmação é correta, pois os dormentes realmente suportam os trilhos e transferem as cargas para o sublastro. D) O lastro absorve os esforços transmitidos pelo sublastro e os transfere para o terreno subjacente (sub leito). - Esta afirmação é incorreta, pois o lastro não absorve os esforços, mas sim distribui a pressão. Após essa análise, a alternativa correta é: C) O dormente que tem a função de receber e transferir ao sublastro os esforços produzidos e serve de suporte aos trilhos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considera-se como importante fator de crescimento a união dos participantes da cadeia de suprimentos. Os ganhos obtidos pelas empresas são bem mais expressivos quando avaliados num esquema de integração justa de atividades do que aqueles praticados por membros individuais na cadeia de produção.
Uma das formas de atingir resultados positivos e atualizados é através da realização do Benchmarking. Assinale a alternativa CORRETA que conceitue Benchmarking:
a) Consiste em avaliar o desempenho da empresa por meio de seus colaboradores de forma secreta. É conhecido também como "espionagem industrial".
b) É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado, ou seja, um parecer sobre um produto, pessoa ou grupo com o intuito de avaliar o seu desempenho.
c) Analisa e avalia a gestão comercial das organizações, criando valor e relacionamentos lucrativos entre empresa e cliente.
d) É um processo de busca de melhores práticas em uma determinada indústria ou empresa e que conduzem ao desempenho superior, com troca de experiências consentida e programada pelos participantes.

Os valores e as extensões das rampas podem influenciar diretamente as características operacionais de uma via urbana. Os valores e as extensões das rampas podem influenciar diretamente as características operacionais de uma via urbana e a escolha da rampa máxima, em cada caso, está condicionada às velocidades de projeto fixadas.
Assinale a alternativa CORRETA com relação às rampas:
a) Nos casos de vias arteriais, por se situarem geralmente em áreas urbanizadas ou aproveitarem vias já existentes, há muito mais oportunidades de suavizar o greide (nível de referência).
b) Em casos em que não for possível contornar a necessidade de rampas mais íngremes em maiores extensões, deve ser procedida uma análise da capacidade específica para o trecho.
c) Para velocidades de 80 a 100 km/h, em terrenos planos e ondulados os valores podem atingir 7-8 e 8-9%, respectivamente.
d) Para situações que envolvam rampas, temos apenas dois casos a considerar. O primeiro se refere às vias expressas, cuja a rampa máxima desejável será de 3%. Onde forem necessárias rampas mais íngremes, estas não devem ultrapassar os 5%.

Levando em consideração os aspectos operacionais mais importantes, podemos dizer que a frequência de atendimento e a velocidade comercial são determinantes para a escolha do nível de prioridade e das condições de compartilhamento da via entre o tráfego geral e os ônibus.
Assinale a alternativa CORRETA que define os fatores que geram variância e devem ser considerados ao se determinar a velocidade comercial:
a) Tempos em percurso e os tempos de paradas nos pontos ou estações de embarque e desembarque.
b) Capacidade de carga de passageiros do ônibus, isto é, ônibus menores tem velocidades comerciais mais baixas.
c) Veículos, pontos de parada ou estações de embarque e desembarque climatizados.
d) Distância entre eixos dos veículos, pois veículos com distâncias entre eixos maiores, tende a ter autonomia menor.

Sempre que o termo transporte público é mencionado, a primeira coisa que nos vem em mente são os ônibus. De fato, os ônibus são tecnologias muito familiares no segmento de transporte público em várias partes do mundo.
Assinale a alternativa CORRETA que evidencia no que é baseado o transporte público de circulação linhas de ônibus:
a) Conjunto de elementos que geram ciclos incomuns de embarque e desembarque de passageiros, levando em consideração apenas os horários de pico.
b) Conjunto de elementos que geram embarque e desembarque de passageiros, apenas considerando fretamento, com saída e destinos únicos e predeterminados.
c) Conjunto de elementos que, interligados, geram um ciclo repetitivo de deslocamento em horários instáveis de embarque e desembarque de passageiros.
d) Conjunto de elementos que geram embarque e desembarque de passageiros em geral, desconsiderando fretamentos de excursões e escolar.

A sinalização semafórica é um instrumento fundamental à manutenção da ordem e segurança nos fluxos de veículos e de pedestres, em vias urbanas de alta densidade de tráfego. Para justificar a implantação de um semáforo existem vários critérios que devem ser considerados, entre eles está o fluxo veicular na hora de pico.
Com base no contexto e gráfico apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
a) O semáforo deve ser implementado na via, pois no horário de pico os veículos da pista não preferencial têm dificuldades de entrar na pista preferencial, dessa forma, o semáforo ajuda no fluxo.
b) O semáforo não deve ser implementado, mesmo que os pontos estejam cruzando a curva do fluxo veicular na hora de pico, todos os outros fatores devem ser atendidos simultaneamente.
c) O semáforo não deve ser implementado, pois os valores observados estão abaixo do necessário segundo as configurações das vias para justificar a colocação do semáforo na interseção.
d) O semáforo deve ser implementado, pois a leitura do gráfico com os valores apresentados mostram que os pontos se cruzam sobre a curva na hora de pico, o que justifica a colocação do semáforo.

Há diversas tecnologias operacionais que ajudam a logística na sua operacionalização. Elas contribuem para a realização da padronização dos processos e garantem que as informações sejam inseridas no sistema de maneira uniforme, o que fará toda a diferença na hora da realização das análises.
A respeito das tecnologias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistema ERP (Enterprise Resource Planning).
II- Sistema WMS (Warehouse Management System).
III- Sistemas de Rastreamento GIS (Geographic Information System) e GPS (Global Positioning System).
( ) Dá a incumbência de localizar determinado projeto em um menor tempo possível. Torna mais eficiente as operações de gerenciamento de armazéns (depósitos) em forma de planejamento de mão de obra, planejamento de nível de estoques, utilização de espaços e rotina de expedição.
( ) Voltados especificamente para as questões do rastreamento, o Sistema Global de Posicionamento e o Sistema de Informações Geográficas figuram no rol dos mais importantes sistemas utilizados na logística uma vez que fornecem informações precisas acerca de rastreamento e gestão de frotas transportadoras.
( ) A sua relevância está em conseguir integrar em um único sistema todos os dados e processos vinculados a uma empresa, o que se torna muito positivo para a empresa a partir do momento em que seus processos e ações passam a ser registradas em um único local (software).

Ao longo do tempo investiu-se muito pouco no desenvolvimento do transporte no Brasil, sendo somente após o século XIX que o país criou políticas e investimentos significativos nos sistemas de transportes, com destaque para as ferrovias, muito embora, posteriormente, tenham sido deixadas em segundo plano, buscando fortalecer outro modal de transporte.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a tecnologia de predominância em transporte coletivo no Brasil:
a) Táxi.
b) Metrô.
c) Ônibus.
d) Avião.

Diferentes tecnologias vêm sendo utilizadas no Brasil para a definição do sistema de transporte público mais adequado para cada caso em específico. Mesmo possuindo várias possibilidades de aplicação, o que deve ser levado em consideração para a escolha da tecnologia a ser utilizada são, custos de implantação, custos de operação e desempenho, além de impactos em nível econômico, social e ambiental.
Assim, quanto à tecnologia de Transporte Automatizado de Passageiros, assinale a alternativa CORRETA:
a) Transporte público predominantemente urbano, que tipicamente utiliza infraestrutura subterrânea, com propulsão elétrica de grande capacidade de aceleração e desaceleração, além de alta capacidade de transporte.
b) Transporte público com a mesma conceituação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), guiado por trilho central sob o pavimento, em que a propulsão elétrica ocorre sobre pneus.
c) Transporte público, tipicamente urbano, sem condutor e não motorizado, com propulsão pneumática ou aerodinâmica sobre trilhos, este último conhecido por aeromóvel.
d) Transporte público predominantemente rural, que tipicamente utiliza baixa infraestrutura, com propulsão híbrida de grande capacidade de transporte.

Mais conteúdos dessa disciplina