Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “Considerando que o desafio da humanidade no século 21 é erradicar a pobreza e alcançar a prosperidade para todos na medida das possibilidades dos recursos naturais limitados do planeta, o trabalho pioneiro de Kate Raworth, divulgado na época da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 1992), apresenta uma estrutura visual – cuja forma é de um ‘donut’ (rosquinha) – que articula as fronteiras planetárias com as fronteiras sociais, criando um espaço seguro e justo entre essas duas fronteiras, no qual a humanidade pode desenvolver-se.” Fonte: ALVES, J. E. D. Bem-estar para todos dentro das fronteiras planetárias. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2020.
Considerando essas explicações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, analise os procedimentos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Uso de combustíveis fósseis no abastecimento de veículos.
2) Uso de embalagens plásticas.
3) Troca de aparelhos eletrônicos com baterias de material radioativo.
4) Desmatamento de área nativas para uso agropecuário.
5) Caça ilegal de espécies silvestres.
4, 1, 2, 5, 3.
3, 5, 1, 2, 4.
3, 1, 2, 5, 4.
4, 2, 3, 5, 1.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada um dos procedimentos listados e suas características em relação à responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. 1) Uso de combustíveis fósseis no abastecimento de veículos - Isso contribui para a poluição e o aquecimento global. 2) Uso de embalagens plásticas - Gera resíduos que poluem o meio ambiente e afetam a vida marinha. 3) Troca de aparelhos eletrônicos com baterias de material radioativo - Pode representar um risco ambiental e à saúde devido ao descarte inadequado. 4) Desmatamento de áreas nativas para uso agropecuário - Leva à perda de biodiversidade e degradação ambiental. 5) Caça ilegal de espécies silvestres - Ameaça a biodiversidade e pode levar à extinção de espécies. Agora, vamos analisar as opções: - 4, 1, 2, 5, 3: Essa sequência não parece fazer sentido em relação às características. - 3, 5, 1, 2, 4: Essa sequência também não parece adequada. - 3, 1, 2, 5, 4: Essa sequência coloca a troca de aparelhos radioativos primeiro, o que não é a prioridade em termos de impacto ambiental. - 4, 2, 3, 5, 1: Essa sequência começa com o desmatamento, que é um dos problemas mais críticos, seguido pelo uso de plásticos, depois a questão dos eletrônicos, a caça ilegal e, por último, o uso de combustíveis fósseis. A opção que melhor reflete a gravidade e a relação entre os procedimentos e suas características em termos de responsabilidade socioambiental é: 4, 2, 3, 5, 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento sustentável é uma evolução em relação à antiga ideia de desenvolvimento ao incorporar a necessidade de uma igualdade entre gerações. Essa eliminação da desigualdade entre gerações é um pouco mais ampla que a redução da desigualdade de renda que normalmente é vista em noticiários, debates e textos acadêmicos.” Fonte: DINIZ, E. M.; BERMANN, C. Economia verde e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 26, n. 74, p. 324-329, 2012.
As políticas para um mundo sustentável são debatidas na ONU tendo alta relação com os aspectos econômicos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimentos mundiais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentre a política do desenvolvimento sustentável se encontra a abordagem do tema da economia verde, crucial para novas políticas ambientalistas.
II. Ela busca proporcionar à sociedade um bem-estar e uma qualidade de vida que reduza os impactos ambientais com a adoção de tecnologias sustentáveis.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores. Essas tecnologias, que forjaram um novo ciclo na história da humanidade, devem ser intensamente utilizadas, em prol do interesse coletivo.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A articulação intersetorial por meio das redes é característica dos mercados globais, pois eles detêm a tecnologia de ponta.
II. A adoção das redes na articulação intersetorial permite o diagnóstico do risco, o fluxo contínuo de informações, a adoção de novas tecnologias e a identificação lacunas socioambientais.
III. A articulação intersetorial que usa a tecnologia das redes consegue trabalhar questões e dados globais, e tal possibilidade tem forte influência sobre os moldes da formulação de políticas públicas.
IV. O trabalho em escola global das redes desperta a consciência de que as transformações em curso estão se convertendo em ameaças socioambientais preocupantes.
Está correto apenas o que se afirma em: II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e IV.

Leia o trecho a seguir: "A ISO trabalha em várias normativas ligadas às políticas públicas, emissões de carbono, saúde e segurança, e nanotecnologia; então, para complementar este escopo, em 2010 a ISO aprovou uma norma ambiciosa, que levou cinco anos de desenvolvimento, sobre a Responsabilidade Social das Organizações, denominada de ISO 26000." Fonte: DEUS, R. M. et al. As organizações e a ISO 26000: revisão dos conceitos, dos motivadores e das barreiras de implementação. Gest. Prod., São Carlos, v. 21, n. 4, p. 793-809, 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Todas as normas ISO adotam o ciclo PDCA como fonte de gestão estratégica, para melhoria contínua dos seus processos. No entanto, a ISSO 26000 é diferenciada.
II. A série ISO 26000 é uma norma não certificável, por fazer uso de termos como “pode” ou “convém que” em seu texto, que não passam a sensação de obrigatoriedade.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “A preocupação com os efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais é evidente desde a Antiguidade, envolvendo problemas tais como os efeitos do clima no balanço dos humores do corpo, os miasmas, as sujeiras e os odores. Assim, sempre esteve presente nos diferentes discursos e práticas sanitárias que se constituíram como respostas sociais às necessidades e aos problemas de saúde.” Fonte: FREITAS, C. M. Problemas ambientais, saúde coletiva e ciências sociais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 1, p. 137-150, 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os problemas ambientais e suas implicações à saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
I. ( ) A falta de saneamento básico é uma das problemáticas ambientais mais preocupantes da atualidade, sendo responsável pela propagação de doenças.
II. ( ) As políticas públicas devem elaborar legislações que procurem propor ações de mitigação dos problemas ambientais para garantia de qualidade de vida.
III. ( ) A industrialização possui, atualmente, pouca responsabilidade sobre as causas dos problemas ambientais, devido à obrigatoriedade de atender com rigor as legislações ambientalistas.
IV. ( ) A poluição atmosférica, ocorrida por meio da emissão de compostos orgânicos e inorgânicos, pode implicar na elevação do número de mortes por câncer.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina