Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “[…] as indústrias deverão planejar adequadamente essas ações visando a prevenção e controle dos impactos ambientais significativos, a gestão eficaz dos seus riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade. Outro aspecto importante a ser observado é a avaliação e monitoramento das conformidades, visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis à organização.” Fonte: TERRA NOTÍCIAS. Certificação ISO 14001: o que é e para que serve.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre responsabilidade socioambiental e seus aspectos legais, pode-se afirmar que a adoção das normas ISO atesta a responsabilidade no desenvolvimento das atividades de uma empresa e é vantajosa, porque:
adota tecnologias tradicionais mais eficientes e dominadas pelos colaboradores.
resulta em maior credibilidade e reconhecimento do mercado interno e externo.
depende diretamente de auditorias internas realizadas pelos colaboradores.
melhora o relacionamento interpessoal, colocando empregadores e empregados em setores separados.
aumenta a lucratividade das empresas, uma vez que reduz a qualidade dos produtos.
User badge image
Questões Para a Compreensão

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

A adoção das normas ISO, como a ISO 14001, atesta a responsabilidade no desenvolvimento das atividades de uma empresa e é vantajosa porque: resulta em maior credibilidade e reconhecimento do mercado interno e externo. Essa norma ajuda as empresas a demonstrar seu compromisso com a gestão ambiental, o que pode aumentar a confiança de clientes, parceiros e investidores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento sustentável é uma evolução em relação à antiga ideia de desenvolvimento ao incorporar a necessidade de uma igualdade entre gerações. Essa eliminação da desigualdade entre gerações é um pouco mais ampla que a redução da desigualdade de renda que normalmente é vista em noticiários, debates e textos acadêmicos.” Fonte: DINIZ, E. M.; BERMANN, C. Economia verde e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 26, n. 74, p. 324-329, 2012.
As políticas para um mundo sustentável são debatidas na ONU tendo alta relação com os aspectos econômicos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimentos mundiais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentre a política do desenvolvimento sustentável se encontra a abordagem do tema da economia verde, crucial para novas políticas ambientalistas.
II. Ela busca proporcionar à sociedade um bem-estar e uma qualidade de vida que reduza os impactos ambientais com a adoção de tecnologias sustentáveis.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores. Essas tecnologias, que forjaram um novo ciclo na história da humanidade, devem ser intensamente utilizadas, em prol do interesse coletivo.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A articulação intersetorial por meio das redes é característica dos mercados globais, pois eles detêm a tecnologia de ponta.
II. A adoção das redes na articulação intersetorial permite o diagnóstico do risco, o fluxo contínuo de informações, a adoção de novas tecnologias e a identificação lacunas socioambientais.
III. A articulação intersetorial que usa a tecnologia das redes consegue trabalhar questões e dados globais, e tal possibilidade tem forte influência sobre os moldes da formulação de políticas públicas.
IV. O trabalho em escola global das redes desperta a consciência de que as transformações em curso estão se convertendo em ameaças socioambientais preocupantes.
Está correto apenas o que se afirma em: II e III.
I, II e IV.
I e III.
I e IV.

Leia o trecho a seguir: "A ISO trabalha em várias normativas ligadas às políticas públicas, emissões de carbono, saúde e segurança, e nanotecnologia; então, para complementar este escopo, em 2010 a ISO aprovou uma norma ambiciosa, que levou cinco anos de desenvolvimento, sobre a Responsabilidade Social das Organizações, denominada de ISO 26000." Fonte: DEUS, R. M. et al. As organizações e a ISO 26000: revisão dos conceitos, dos motivadores e das barreiras de implementação. Gest. Prod., São Carlos, v. 21, n. 4, p. 793-809, 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Todas as normas ISO adotam o ciclo PDCA como fonte de gestão estratégica, para melhoria contínua dos seus processos. No entanto, a ISSO 26000 é diferenciada.
II. A série ISO 26000 é uma norma não certificável, por fazer uso de termos como “pode” ou “convém que” em seu texto, que não passam a sensação de obrigatoriedade.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “A preocupação com os efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais é evidente desde a Antiguidade, envolvendo problemas tais como os efeitos do clima no balanço dos humores do corpo, os miasmas, as sujeiras e os odores. Assim, sempre esteve presente nos diferentes discursos e práticas sanitárias que se constituíram como respostas sociais às necessidades e aos problemas de saúde.” Fonte: FREITAS, C. M. Problemas ambientais, saúde coletiva e ciências sociais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 1, p. 137-150, 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os problemas ambientais e suas implicações à saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
I. ( ) A falta de saneamento básico é uma das problemáticas ambientais mais preocupantes da atualidade, sendo responsável pela propagação de doenças.
II. ( ) As políticas públicas devem elaborar legislações que procurem propor ações de mitigação dos problemas ambientais para garantia de qualidade de vida.
III. ( ) A industrialização possui, atualmente, pouca responsabilidade sobre as causas dos problemas ambientais, devido à obrigatoriedade de atender com rigor as legislações ambientalistas.
IV. ( ) A poluição atmosférica, ocorrida por meio da emissão de compostos orgânicos e inorgânicos, pode implicar na elevação do número de mortes por câncer.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina