Logo Passei Direto
Buscar
A transferência metálica é a maneira pela qual o material é transferido a partir da ponta do eletrodo consumível para a poça de fusão, gerando forte influência no processo de soldagem em termos de estabilidade, produção de respingos, formato do cordão, capacidade de fundir o metal de base e qualidade da solda.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as forças que governam a transferência metálica, analise as afirmativas a seguir:
I. A transferência metálica por curto-circuito acontece com valores elevados de tensão e corrente e é geralmente utilizada na soldagem em posições diferentes da plana ou na solda de chapas finas e na raiz de maior abertura.
II. A transferência metálica por curto-circuito é relativamente instável, com a geração de uma elevada quantidade de respingos, particularmente ao final de cada curto-circuito.
III. A transferência metálica por aerossol (ou spray) normalmente está associada a baixas densidades de corrente, elevando muito a temperatura da gotícula derretida, com consequente aumento da tensão superficial.
IV. A transferência metálica por aerossol (ou spray) ocorre na soldagem com mistura de proteção rica em argônio e com correntes densamente elevadas para que a força de origem eletromagnética controle o processo.
I e IV.
I, II e III.
II e IV.
II, III e IV.
I e III.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A transferência metálica por curto-circuito acontece com valores elevados de tensão e corrente e é geralmente utilizada na soldagem em posições diferentes da plana ou na solda de chapas finas e na raiz de maior abertura. Falso. A transferência por curto-circuito ocorre em tensões e correntes mais baixas, sendo mais comum em soldagens de chapas finas e em posições específicas, mas não em valores elevados. II. A transferência metálica por curto-circuito é relativamente instável, com a geração de uma elevada quantidade de respingos, particularmente ao final de cada curto-circuito. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a transferência por curto-circuito é conhecida por sua instabilidade e pela geração de respingos. III. A transferência metálica por aerossol (ou spray) normalmente está associada a baixas densidades de corrente, elevando muito a temperatura da gotícula derretida, com consequente aumento da tensão superficial. Falso. A transferência por aerossol está associada a altas densidades de corrente, não baixas. IV. A transferência metálica por aerossol (ou spray) ocorre na soldagem com mistura de proteção rica em argônio e com correntes densamente elevadas para que a força de origem eletromagnética controle o processo. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a transferência por spray é utilizada com altas correntes e geralmente em atmosferas ricas em argônio. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O arco elétrico não pode ser iniciado aplicando apenas o potencial exigido pelo arco aos eletrodos frios. O arco só pode ser inicialmente aceso, fornecendo um canal condutor ou ionizado entre os eletrodos. Após o arco ser aceso e o equilíbrio térmico estabelecido, ele pode ser reativado após uma extinção momentânea com relativa facilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre abertura e manutenção do arco elétrico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) É desnecessário iniciar o processo de soldagem por meio da abertura do arco elétrico, uma vez que a fusão é iniciada com um simples toque do eletrodo na peça a ser trabalhada.
II. ( ) É impossível iniciar o arco elétrico entre o eletrodo e a peça de trabalho apenas conectando-os ao circuito de soldagem por meio da folga, uma vez que a corrente necessita de um caminho ionizado.
III. ( ) A manutenção do arco elétrico ao soldar com uma fonte de energia de corrente alternada é um problema, pois o arco se extingue a cada meio ciclo quando a corrente está acima de zero.
IV. ( ) Após iniciado o arco elétrico, o próximo passo é mantê-lo, para que soldas de qualidade sejam realizadas. Esse processo é chamado de manutenção do arco elétrico.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina