Logo Passei Direto
Buscar
Identifique a seguir uma limitação do sequenciamento de exomas por sequenciamento de nova geração.
A Incapacidade de identificar mutações em regiões codificantes.
B Incapacidade de identificar mutações em regiões não codificantes.
C Quantificação da expressão gênica relativa.
D Custos elevados quando comparados aos do sequenciamento de genoma completo.
E Dificuldade analítica maior quando comparada à do sequenciamento de genoma completo.
User badge image
Testando o Conhecimento

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para identificar a limitação do sequenciamento de exomas por sequenciamento de nova geração, é importante entender o que o sequenciamento de exomas abrange. O sequenciamento de exomas foca nas regiões codificantes do DNA, ou seja, aquelas que codificam proteínas. Vamos analisar as alternativas: A) Incapacidade de identificar mutações em regiões codificantes - Esta afirmação é incorreta, pois o sequenciamento de exomas é precisamente voltado para essas regiões. B) Incapacidade de identificar mutações em regiões não codificantes - Esta é uma limitação real do sequenciamento de exomas, já que ele não analisa regiões que não codificam proteínas. C) Quantificação da expressão gênica relativa - O sequenciamento de exomas não é utilizado para quantificação de expressão gênica, então essa opção não é uma limitação do método. D) Custos elevados quando comparados aos do sequenciamento de genoma completo - Geralmente, o sequenciamento de exomas é mais barato do que o sequenciamento de genoma completo, então essa opção não é correta. E) Dificuldade analítica maior quando comparada à do sequenciamento de genoma completo - O sequenciamento de exomas tende a ser menos complexo do que o sequenciamento de genoma completo, então essa opção também não é correta. Portanto, a limitação correta do sequenciamento de exomas é: B) Incapacidade de identificar mutações em regiões não codificantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um pesquisador que pretenda estudar comparativamente a síntese de DNA e RNA em uma célula deve usar nucleotídeos radioativos que contenham:
A timina e uracila.
B guanina e timina.
C citosina e guanina.
D adenina e timina.
E citosina e uracila.

No fenômeno denominado transformação bacteriana:
A) Duas bactérias se aproximam e o cromossomo de uma passa para a outra.
B) O patrimônio genético é modificado pela penetração de uma molécula de DNA ou de um fragmento de DNA na bactéria.
C) O patrimônio genético de uma bactéria é modificado como consequência do impacto de radiações ionizantes em seu DNA.
D) O patrimônio genético das bactérias é modificado com ultravioleta.
E) O patrimônio genético das bactérias é modificado colocando-se antibióticos em cultura de bactérias resistentes.

Na natureza, existem dois tipos celulares básicos: procariontes e eucariontes. Entre os eucariontes, temos células animais e vegetais. Sobre a estrutura química do material genético dos referidos tipos celulares, analise as afirmativas a seguir:
Estão corretas:
I. Nos procariontes, o DNA (material genético) é composto por unidades chamadas nucleotídeos, constituídos de um açúcar de cinco carbonos, a desoxirribose, uma base nitrogenada e um radical fosfato. No entanto, nos eucariontes, o açúcar é a ribose.
II. Em todos os tipos celulares, o DNA (material genético) é composto de um açúcar, a desoxirribose, uma base nitrogenada (púrica ou pirimídica) e um radical fosfato, formando uma molécula dupla-hélice (modelo de Watson e Crick).
III. Em todos os tipos celulares, o DNA (material genético) é formado por duas cadeias de nucleotídeos, compostos de um açúcar de cinco carbonos, a desoxirribose, um radical fosfato e uma base nitrogenada cujas quantidades de adenina e guanina são iguais bem como as de citosina e timina.
IV. Nos procariontes, seres unicelulares mais simples, o DNA (material genético) é um polinucleotídeo fita simples, enquanto, nos eucariontes, é um polinucleotídeo do tipo dupla-hélice (modelo de Watson e Crick).
V. Em todos os tipos celulares, o DNA (material genético) é uma dupla-hélice resultante de dois polinucleotídeos paralelos, ligados entre si por suas bases, através de pontes de hidrogênio entre pares de bases específicas: a adenina emparelha-se com a timina, e a guanina, com a citosina.
A) I e III.
B) II, IV e V.
C) II e V.
D) III e V.
E) IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina