Durante o período em que foi escrito o NovoTestamento, a vida das pessoas estava imersa emdiversas circunstâncias históricas que moldaramprofundamente seu contexto, incluindo a língua. Acultura helenística, por exemplo, exerceu umainfluência significativa, porém, não foi o únicoelemento a deixar sua marca na linguagem daépoca. Considerando que os autores dos textos doNovo Testamento eram majoritariamente judeus,com a possível exceção de Lucas, seria esperadoque elementos de sua língua materna, o hebraico,emergissem em suas escrituras. Ademais, aautoridade política dominante da época era oImpério Romano, cuja língua oficial era o latim.Assim, a presença de influências tanto do hebraicoquanto do latim no grego utilizado no NovoTestamento é uma consequência natural dessaintersecção cultural e política.
Fonte: adaptado de: DANNA, H. E.; MANTEY, J. R.
AManual Grammar Greek New Testament
. New York: TheMacmillan Company, 1959.
Considerando o texto apresentado e com base nosestudos sobre as influências nos escritos do Novotestamento, analise as afirmativas a seguir:
I. Greguismo: nos textos sagrados do NT existempalavras criadas pelos autores bíblicos, queficaram conhecidas pelo mundo antigo comogreguismo.
II. Latinismo: esses são de influência romana,sendo principalmente nomes de pessoas,escritórios, instituições etc. O número é pequenoem comparação ao hebraico.
III. Hebraísmo: existe no Novo Testamento, deforma inquestionável, alguns traços do idiomahebraico. Resultam principalmente da influênciado hebraico do Antigo Testamento e daSeptuaginta.
IV. Aramaísmo: as influências da culturababilônica no pensamento supra-natural dosautores, como crença em demônios, inferno,milagres, condenação eterna, principados epotestades.
É correto o que se afirma em:
A. ( )
II e III, apenas.
B. ( )
II, III e IV, apenas.
C. ( )
I, II e III, apenas.
D. ( )
I e IV, apenas.
E. ( )
III e IV, apenas.
Ed
há 3 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. Greguismo: nos textos sagrados do NT existem palavras criadas pelos autores bíblicos, que ficaram conhecidas pelo mundo antigo como greguismo. Essa afirmativa é um pouco confusa, pois "greguismo" geralmente se refere a influências do grego, mas não é comum usar esse termo para palavras criadas. Portanto, essa afirmativa é questionável. II. Latinismo: esses são de influência romana, sendo principalmente nomes de pessoas, escritórios, instituições etc. O número é pequeno em comparação ao hebraico. Essa afirmativa é verdadeira, pois realmente existem latinismos no Novo Testamento, mas em menor quantidade em relação aos hebraísmos. III. Hebraísmo: existe no Novo Testamento, de forma inquestionável, alguns traços do idioma hebraico. Resultam principalmente da influência do hebraico do Antigo Testamento e da Septuaginta. Essa afirmativa é verdadeira, pois há evidências claras de hebraísmos nos textos do Novo Testamento. IV. Aramaísmo: as influências da cultura babilônica no pensamento supra-natural dos autores, como crença em demônios, inferno, milagres, condenação eterna, principados e potestades. Essa afirmativa é verdadeira, pois o aramaico era uma língua comum entre os judeus da época e influenciou o pensamento e a linguagem dos autores do Novo Testamento. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - A. II e III, apenas. (Verdadeiro) - B. II, III e IV, apenas. (Verdadeiro) - C. I, II e III, apenas. (Falso, I é questionável) - D. I e IV, apenas. (Falso, I é questionável) - E. III e IV, apenas. (Verdadeiro) As alternativas A, B e E contêm itens verdadeiros, mas a que contém todos os itens verdadeiros é a B, pois inclui II, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: B. II, III e IV, apenas.