Logo Passei Direto
Buscar

Antônio é proprietário de um prédio que não tem acesso à via pública. De um lado, Antônio tem Ricardo como vizinho, cuja propriedade alcança a via pública. Do outro lado, Antônio tem Luíza como vizinha, cuja propriedade também alcança a via pública. Todavia, no caso do imóvel de Luíza, o caminho até a via pública é menos natural e mais difícil. Ricardo e Luíza recusaram-se a oferecer voluntariamente a passagem. Assinale a alternativa CORRETA:

Clique na sua resposta abaixo

  • Luiza deverá dar a passagem, posto que sofrerá o constrangimento o vizinho cujo imóvel mais natural e facilmente se prestar à passagem, sem direito a indenização.
  • Os dois vizinhos deverão dar a passagem, igualmente.
  • Luiza deverá dar a passagem, posto que sofrerá o constrangimento o vizinho cujo imóvel mais natural e facilmente se prestar à passagem.
  • Nenhum dos dois vizinhos podem ser constrangidos a dar a passagem.
  • Qualquer dos dois vizinhos podem ser constrangidos a dar a passagem , posto que o dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.


User badge image
Andreia Pereira Lima

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

A alternativa correta é: Qualquer dos dois vizinhos podem ser constrangidos a dar a passagem, posto que o dono do prédio que não tiver acesso à via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário. Isso se baseia no direito de passagem, que permite que o proprietário de um imóvel sem acesso à via pública possa exigir a passagem através do imóvel vizinho, desde que haja a devida indenização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina