Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
Pense na seguinte situação: um professor do Ensino Fundamental I depara-se com estes versos no livro didático que está adotando no trabalho com a turma do 3° ano:
I. Deveria concluir que este poema colabora para reforçar preconceito gerado pelos estereótipos que consideram negros e pardos como feios.
II. Poderia construir uma outra versão do poema, junto com as crianças, que desconstruísse tais estereótipos.
III. Deveria ignorar poema, passando a trabalhar próximo tópico do livro para não reforçar os estereótipos raciais com as crianças.
IV. Faria um debate sobre o teor preconceituoso do singelo poema, a fim de que as crianças pudessem perceber como são construídos os estereótipos e preconceitos raciais.
V. Deveria abandonar o uso daquele livro didático no próximo ano letivo, buscando um material que não apresentasse nenhuma forma de preconceito ou visão simplificadora ou estereotipada da realidade.
User badge image
diversidadeetnica

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. Deveria concluir que este poema colabora para reforçar preconceito gerado pelos estereótipos que consideram negros e pardos como feios. Essa afirmativa pode ser verdadeira, mas não é uma ação que o professor deve tomar, apenas uma conclusão sobre o poema. II. Poderia construir uma outra versão do poema, junto com as crianças, que desconstruísse tais estereótipos. Essa afirmativa é positiva e sugere uma ação construtiva e educativa, portanto, está correta. III. Deveria ignorar o poema, passando a trabalhar próximo tópico do livro para não reforçar os estereótipos raciais com as crianças. Ignorar o poema não é uma abordagem educativa adequada, então essa afirmativa não é correta. IV. Faria um debate sobre o teor preconceituoso do singelo poema, a fim de que as crianças pudessem perceber como são construídos os estereótipos e preconceitos raciais. Essa afirmativa é uma abordagem educativa muito válida e correta. V. Deveria abandonar o uso daquele livro didático no próximo ano letivo, buscando um material que não apresentasse nenhuma forma de preconceito ou visão simplificadora ou estereotipada da realidade. Embora essa ação possa ser considerada, não é uma solução imediata e não aborda a situação atual com as crianças. Analisando as afirmativas, as que estão corretas e que representam ações construtivas são II e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Todo esse trajeto é chamado pelas ciências sociais de processo de socialização ou endoculturação, cuja base está na educação feita formal ou informalmente pelos grupos sociais e indivíduos que participam da vida daquela criança. Nesse processo, os elementos biofisiológicos se misturam aos elementos culturais, podendo ser estudados tanto pela área das ciências biológicas quanto das ciências sociais.
Podemos considerar, segundo inúmeras pesquisas produzidas pelas universidades, que os livros didáticos apresentam os seguintes problemas quando os analisamos segundo uma perspectiva das relações étnico-raciais e da promoção da igualdade racial: I. A maioria dos livros didáticos traz uma representação muito simplificada dos fatos históricos, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres, negros, idosos e trabalhadores, por exemplo, colaborando com reforço de estereótipos. II. A invisibilidade desses segmentos sociais desfavorecidos, que aparecem representados no conjunto dos conteúdos didáticos numa relação desproporcional àquela existente na sociedade brasileira. III. A falta de representatividade negra ou de figuras de pessoas negras desempenhando os mais diversos papéis sociais, por exemplo, faz com que a criança afrodescendente não tenha parâmetros de igualdade e diversidade para a construção de sua identidade étnico-racial. Estão corretas as afirmativas:
I. A maioria dos livros didáticos traz uma representação muito simplificada dos fatos históricos, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres, negros, idosos e trabalhadores, por exemplo, colaborando com reforço de estereótipos.
II. A invisibilidade desses segmentos sociais desfavorecidos, que aparecem representados no conjunto dos conteúdos didáticos numa relação desproporcional àquela existente na sociedade brasileira.
III. A falta de representatividade negra ou de figuras de pessoas negras desempenhando os mais diversos papéis sociais, por exemplo, faz com que a criança afrodescendente não tenha parâmetros de igualdade e diversidade para a construção de sua identidade étnico-racial.
a. le II.
b. e III.
c. e III.
d. I, e III.
e. Somente a III.

Mais conteúdos dessa disciplina