Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
A exacerbação aguda da DPOC acompanha desequilíbrio do balanço nitrogenado, gerado pela diminuição da ingestão alimentar e aumento do gasto energético do paciente (1ª parte). Para esses pacientes, sugere-se cautela na oferta de calorias superior a 30 Kcal/Kg/dia durante a exacerbação aguda da doença, tendo em vista que a oferta excessiva de calorias é determinante na maior produção de CO2 (2ª parte). Maior produção de CO2 pode contribuir para piora da hipercalemia e dos sintomas de dispneia e hiperventilação (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
A) Apenas a 1ª parte.
B) Apenas a 3ª parte.
C) Apenas a 1ª e a 2ª partes.
D) Apenas a 2ª e a 3ª partes.
E) Todas as partes.
User badge image
Questões Para a Compreensão

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada parte da afirmação sobre a exacerbação aguda da DPOC: 1ª parte: "A exacerbação aguda da DPOC acompanha desequilíbrio do balanço nitrogenado, gerado pela diminuição da ingestão alimentar e aumento do gasto energético do paciente." - Esta parte está correta, pois a exacerbação da DPOC realmente pode levar a um aumento do gasto energético e diminuição da ingestão alimentar. 2ª parte: "Sugere-se cautela na oferta de calorias superior a 30 Kcal/Kg/dia durante a exacerbação aguda da doença, tendo em vista que a oferta excessiva de calorias é determinante na maior produção de CO2." - Esta parte também está correta, pois a oferta excessiva de calorias pode aumentar a produção de CO2, o que é relevante em pacientes com DPOC. 3ª parte: "Maior produção de CO2 pode contribuir para piora da hipercalemia e dos sintomas de dispneia e hiperventilação." - Esta parte é um pouco mais complexa. Embora a produção excessiva de CO2 possa contribuir para a dispneia e hiperventilação, a hipercalemia não é diretamente relacionada à produção de CO2, mas sim a outros fatores, como distúrbios eletrolíticos. Portanto, essa parte pode ser considerada incorreta. Com base na análise, as partes corretas são a 1ª e a 2ª. Assim, a alternativa correta é: C) Apenas a 1ª e a 2ª partes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgem na vida profissional. Junqueira (2012) apresenta alguns dilemas éticos que podem ser vivenciados na Atenção Básica e sugere a necessidade do estabelecimento de critérios para que as posturas adotadas sejam adequadas. Considerando o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Na área da saúde, a postura “paternalista” do profissional desnivela as dignidades de profissional e de paciente, fazendo com que este último se sinta inferior, excluindo-se das decisões sobre sua própria vida.
B) A quebra do sigilo das informações obtidas durante um atendimento na saúde só é justificada nos casos de riscos à pessoa ou a terceiros. Por isso, compartilhar informações com membros da equipe de saúde só se justifica quando se espera um real benefício àquela pessoa.
C) Todas as pessoas têm responsabilidades em relação à vida dos outros. A fim de tornar possível esse princípio, devem-se oferecer oportunidades para que as pessoas conquistem a autonomia necessária para a tomada de decisão sobre aspectos que afetem suas vidas e que sejam capacitadas para que, de forma livre e esclarecida, possam manter o controle sobre sua saúde e suas condições de vida e sobre a possibilidade de interferência sobre a vida dos outros.
D) A transformação da saúde em bem de consumo traz grandes desafios para os gestores em saúde. Cada vez que surge um tratamento novo, ou um equipamento novo, as pessoas têm o desejo de adquiri-lo. Assim, tratamentos de alta complexidade devem ser instituídos para garantir a vida e para responder a necessidades de consumo.
E) Os profissionais necessitam estar preparados para o reconhecimento de conflitos éticos, para a análise crítica de suas implicações, para o uso de senso de responsabilidade e para a obrigação moral ao tomar decisões relacionadas à vida humana.

Mais conteúdos dessa disciplina