Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE, 2018), a nutrição enteral é recomendada quando o trato gastrointestinal está funcional, mas a alimentação pela via oral não é viável. É essencial que o paciente apresente estabilidade hemodinâmica antes de iniciar essa terapia. Vários fatores devem ser levados em conta ao selecionar e prescrever a fórmula enteral adequada para um paciente. Com essas informações em mente, avalie as afirmacoes a seguir sobre os fatores a serem considerados no momento da prescrição e seleção da fórmula e marque a alternativa correta:
A ) Densidade calórica da fórmula: indivíduos com indicação de restrição hídrica podem se beneficiar de fórmulas com menor densidade calórica, como as de 1,0 Kcal/ml.
B ) Capacidade digestiva e absortiva do paciente: indivíduos com distúrbios de má digestão ou má absorção pode ser beneficiados com o uso de fórmulas monoméricas, que contém peptídeos ou aminoácidos.
C ) Osmolaridade da fórmula: fórmulas com proteínas e amidos íntegros são contraindicadas em casos de diarreia, por apresentarem maior osmolaridade do que aquelas com esses nutrientes na fórmula hidrolisada.
D ) Posicionamento da sonda: no posicionamento pós-pilórico, a infusão de grandes volumes de fórmulas em curto período é mais bem tolerada do que no posicionamento gástrico.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Densidade calórica da fórmula: indivíduos com indicação de restrição hídrica podem se beneficiar de fórmulas com menor densidade calórica, como as de 1,0 Kcal/ml. - Esta afirmação está incorreta, pois, em casos de restrição hídrica, fórmulas com maior densidade calórica são geralmente preferidas para fornecer mais calorias em menor volume. B) Capacidade digestiva e absortiva do paciente: indivíduos com distúrbios de má digestão ou má absorção podem ser beneficiados com o uso de fórmulas monoméricas, que contêm peptídeos ou aminoácidos. - Esta afirmação está correta, pois fórmulas monoméricas são mais fáceis de digerir e absorver, sendo indicadas para pacientes com esses distúrbios. C) Osmolaridade da fórmula: fórmulas com proteínas e amidos íntegros são contraindicadas em casos de diarreia, por apresentarem maior osmolaridade do que aquelas com esses nutrientes na fórmula hidrolisada. - Esta afirmação é confusa, pois, em geral, fórmulas hidrolisadas têm menor osmolaridade e são preferidas em casos de diarreia. D) Posicionamento da sonda: no posicionamento pós-pilórico, a infusão de grandes volumes de fórmulas em curto período é mais bem tolerada do que no posicionamento gástrico. - Esta afirmação não é correta, pois o posicionamento gástrico geralmente permite uma melhor tolerância a grandes volumes. Portanto, a alternativa correta é: B) Capacidade digestiva e absortiva do paciente: indivíduos com distúrbios de má digestão ou má absorção podem ser beneficiados com o uso de fórmulas monoméricas, que contêm peptídeos ou aminoácidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária, e eficiência econômica. Considera-se que não há como prescrever um modelo organizacional único para as RAS, contudo as evidências mostram que alguns atributos são essenciais ao seu funcionamento, tais como:
A ) Restrita gama de estabelecimentos de saúde que prestam serviços de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, gestão de casos e reabilitação, exceto cuidados paliativos.
B ) Atenção Primária em Saúde estruturada como primeiro nível de atenção e porta de entrada do sistema, constituída de equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado, e atendendo as suas necessidades de saúde.
C ) Atenção à saúde centrada no indivíduo, na família e na comunidade, independente das particularidades culturais, gênero, assim como a diversidade da população.
D ) Sistema de governança independente para cada unidade ou setor com autonomia, com o propósito de criar uma missão, visão e estratégias nas organizações que compõem a região de saúde, definir objetivos e metas que devam ser cumpridos no curto, médio e longo prazos.

As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. Em relação às atribuições específicas dos profissionais Enfermeiros das equipes que atuam na Atenção Básica., assinale VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) para as seguintes assertivas:
Assinale a sequência correta:
I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias vinculadas às equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outras), em todos os ciclos de vida.
II - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão.
III - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, estabelecer diagnósticos clínicos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme os diagnósticos definidos.
IV - Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento da pessoa.
A ) V – F – V – F.
B ) V – F – F – F.
C ) F – V – V – V.
D ) V – V – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina