Logo Passei Direto
Buscar
Observe o quadro abaixo que realiza uma comparação a respeito da relação entre memória e história nas sociedades indígenas e nas sociedades não-indígenas.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente a relação entre memória e história nas sociedades indígenas de acordo com as informações contida no quadro acima.
1. Nas sociedades indígenas o registro da memória acontece, principalmente, por meio de registros escritos.
2. Tanto para as sociedades indígenas como para as sociedades não indígenas a memória e a história são a mesma coisa sem nenhuma diferença clara entre elas.
3. Ao contrário das sociedades indígenas, nas sociedades não-indígenas a transmissão da memória acontece, sobretudo, por meio da oralidade e dos mitos.
4. Correta: Tanto para as sociedades indígenas quanto para as sociedades não-indígenas a memória e a história são fundamentais para a constituição da identidade.
5. No caso das sociedades indígenas a historiografia acadêmica ocupa o lugar de destaque que nas sociedades não indígenas é desempenhado pela memória.
User badge image
Questões Para o Saber

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa correta é a 4: "Tanto para as sociedades indígenas quanto para as sociedades não-indígenas a memória e a história são fundamentais para a constituição da identidade." Essa opção reconhece a importância de ambos os elementos na formação da identidade cultural, respeitando as diferentes formas de registro e transmissão de conhecimento em cada sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“A atitude de qualificar muitas das populações indígenas do presente como ‘aculturadas’, ou seja, como se houvesse populações ‘mais indígenas’ e outras ‘menos indígenas’, remete a uma espécie de escala evolutiva, em que os critérios para a definição de quem é ou não é índio passam pela desaparição da língua indígena como língua materna; pelo uso de roupas, calçados e outros elementos exteriores à cultura material tradicional dessas populações; ou, ainda, pelo uso de recursos tecnológicos modernos, tais como telefones celulares e computadores. Sem falar nos traços biológicos, que para muitas pessoas são utilizados como critério definidor de quem é indígena ou não no Brasil, até os dias de hoje!” (SILVA, Giovani José. Ensino de História Indígena. In: WITTMANN, Luisa Tombini (org.). Ensino (d)e História Indígena. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, posição 321. Edição Kindle.)
Considerando o excerto apresentado, acerca dos problemas em torno da concepção de “aculturação”, assinale a opção correta:
1. A terminologia “aculturação” caracteriza-se pela afirmação e positivação dos costumes indígenas, sendo que, para os antropólogos e historiadores da atualidade, a cultura deve ser compreendida como um processo estático e imutável.
2. O uso do termo “aculturação” encontra-se marcado pela afirmação dos costumes e tradições dos povos indígenas, sem que haja prejuízo ou hierarquização de valores entre a cultura dessas sociedades e a dos não-indígenas.
3. A expressão “aculturação” decorre da crescente relação estabelecida entre indígenas e não-indígenas, em que esse último grupo absorve – de maneira espontânea e voluntária – aspectos da cultura da sociedade nacional.
4. A compreensão de “aculturação” é equivalente ao termo “ressignificação cultural”, posto que ambos levam em consideração as transformações e continuidades pelas quais as diferentes culturas humanas passam.
5. Correta: O emprego da concepção de “aculturação” aos povos indígenas – e outros grupos sociais – demonstra a dificuldade da sociedade em perceber a cultura como fenômeno histórico e dinâmico, no qual todos os grupos humanos sofrem alterações ao longo do tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina