Logo Passei Direto
Buscar
O texto acima apresenta elementos que marcaram a escrita da história do Brasil no século XIX, sobre esse assunto.
Assinale a alternativa correta:
1. O IHGB estava comprometido com os valores da Coroa portuguesa, e, portanto, não se preocupava em conhecer nenhuma informação a respeito dos povos indígenas do Brasil ou em inseri-los em seu projeto de escrita da história.
2. Como era influenciado pelo historicismo alemão, Varnhagen buscou compreender os indígenas em sua própria historicidade e com seus próprios valores, sem estabelecer uma comparação com as sociedades não-indígenas.
3. O projeto de escrita da história do Brasil, no século XIX, preocupou-se em dar visibilidade a todos os sujeitos sociais presentes no país naquele contexto: negros, indígenas e os europeus.
4. O modelo que orientava o projeto imperial brasileiro era inspirado nas repúblicas hispano-americanas, abordando todos os sujeitos sociais como cidadãos e não como súditos.
5. Correta: O projeto imperial para a escrita da história nacional buscava homogeneizar as diferentes culturas presentes no Brasil, privilegiando a matriz europeia em detrimento da história dos indígenas e dos africanos.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: 1. O IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) realmente estava comprometido com os valores da Coroa portuguesa e, de fato, não se preocupava em incluir os povos indígenas em sua narrativa histórica. Portanto, essa afirmação é verdadeira. 2. Varnhagen, influenciado pelo historicismo alemão, buscou compreender os indígenas, mas muitas vezes isso era feito a partir de uma perspectiva que não respeitava totalmente a sua própria historicidade. Essa afirmação é um tanto exagerada. 3. O projeto de escrita da história do Brasil no século XIX não deu visibilidade igual a todos os sujeitos sociais, especialmente aos negros e indígenas, que frequentemente eram marginalizados. Portanto, essa afirmação é falsa. 4. O modelo imperial brasileiro não era inspirado nas repúblicas hispano-americanas, mas sim em uma estrutura monárquica que não tratava todos os sujeitos sociais como cidadãos plenos. Essa afirmação é falsa. 5. A afirmação de que o projeto imperial buscava homogeneizar as culturas, privilegiando a matriz europeia em detrimento da história dos indígenas e africanos, é correta e reflete a realidade da escrita da história no século XIX. Diante da análise, a alternativa correta é: 5. Correta: O projeto imperial para a escrita da história nacional buscava homogeneizar as diferentes culturas presentes no Brasil, privilegiando a matriz europeia em detrimento da história dos indígenas e dos africanos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A atitude de qualificar muitas das populações indígenas do presente como ‘aculturadas’, ou seja, como se houvesse populações ‘mais indígenas’ e outras ‘menos indígenas’, remete a uma espécie de escala evolutiva.
Considerando o excerto apresentado, acerca dos problemas em torno da concepção de “aculturação”, assinale a opção correta:
1. A expressão “aculturação” decorre da crescente relação estabelecida entre indígenas e não-indígenas, em que esse último grupo absorve – de maneira espontânea e voluntária – aspectos da cultura da sociedade nacional.
2. O uso do termo “aculturação” encontra-se marcado pela afirmação dos costumes e tradições dos povos indígenas, sem que haja prejuízo ou hierarquização de valores entre a cultura dessas sociedades e a dos não-indígenas.
3. A compreensão de “aculturação” é equivalente ao termo “ressignificação cultural”, posto que ambos levam em consideração as transformações e continuidades pelas quais as diferentes culturas humanas passam.
4. A terminologia “aculturação” caracteriza-se pela afirmação e positivação dos costumes indígenas, sendo que, para os antropólogos e historiadores da atualidade, a cultura deve ser compreendida como um processo estático e imutável.
5. Correta: O emprego da concepção de “aculturação” aos povos indígenas – e outros grupos sociais – demonstra a dificuldade da sociedade em perceber a cultura como fenômeno histórico e dinâmico, no qual todos os grupos humanos sofrem alterações ao longo do tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina