Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: As regras de conexão são as normas estatuídas pelo DIP que indicam o direito aplicável às diversas situações jurídicas conectadas a mais de um sistema legal. O primeiro momento é a caracterização da questão jurídica, que pode versar o estado ou a capacidade da pessoa, a situação de um bem, um ato ou fato jurídico. Cada uma destas categorias tem a sua sede jurídica, que deve, em um segundo momento, ser localizada: o estado e a capacidade da pessoa se localizam no país de sua nacionalidade, de seu domicílio, ou de sua residência, a coisa se localiza no país em que estiver situada e o ato jurídico de natureza obrigacional, no local onde tiver sido constituído ou onde deva ser cumprido. Uma vez localizada esta sede jurídica, por força do elemento de conexão, indica-se em seguida a aplicação do direito vigente neste local, o que constitui a regra de conexão do direito internacional privado. A conexão vem a ser a ligação, o contato, entre uma situação da vida e a norma que vai regê-la. Temos, pois, classificação (ou qualificação), localização e determinação do direito aplicável. Fonte: DOLINGER, J. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. Lex rei sitae é a lei do local da coisa, aplicada de acordo com a LINDB para regular as relações a ela concernente.

II. Anteriormente, aplicava-se a lex patriae para definir o estatuto pessoal, mas hodiernamente passou-se a aplicar a lex domicilii.

III. Quando um juiz brasileiro utiliza a expressão lex fori, refere-se à aplicação da lei brasileira ao caso concreto que demanda julgamento.



É correto o que se afirma em:



Grupo de escolhas da pergunta

II e III, apenas.

I, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

I e II, apenas.
User badge image
Celia Silva

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Lex rei sitae é a lei do local da coisa, aplicada de acordo com a LINDB para regular as relações a ela concernentes. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a lex rei sitae realmente se refere à lei do local onde a coisa está situada. II. Anteriormente, aplicava-se a lex patriae para definir o estatuto pessoal, mas hodiernamente passou-se a aplicar a lex domicilii. Verdadeiro, essa afirmação também está correta. A lex patriae (lei da nacionalidade) era utilizada, mas atualmente a lex domicilii (lei do domicílio) é mais frequentemente aplicada para questões de estatuto pessoal. III. Quando um juiz brasileiro utiliza a expressão lex fori, refere-se à aplicação da lei brasileira ao caso concreto que demanda julgamento. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois lex fori se refere à lei do foro, ou seja, a lei que é aplicada pelo juiz do local onde o processo está sendo julgado. Dessa forma, todas as afirmações I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina