Logo Passei Direto
Buscar
Teixeira (2019) considera que “o aluno precisa ter a capacidade de interpretação de textos advindos desses diferentes meios, ou mídias, em diversas linguagens” (p. 218), por isso, “necessita de um letramento multissemiótico e multimidiático”. Sendo assim, o melhor objetivo, ainda nas palavras da autora, que melhor se enquadra ao letramento multissemiótico ou multimidiático, a partir de livros infantojuvenis físicos e virtuais, equivale à opção:
“Letramento é saber usar a leitura e a escrita nas diferentes práticas sociais que as exigem em nossa sociedade. É a apropriação dos diferentes usos da leitura e da escrita nas sociedades modernas.”
“A qualidade estética de uma obra literária é, em grande parte, a linguagem empregada nela, afinal, a literatura é a arte da palavra. Dessa forma, não é só o conteúdo da história que importa, a forma como ela é contada também.”
“Os critérios a serem levados em consideração na seleção de textos infantis e juvenis para se trabalhar em sala de aula com os alunos vão de critérios formais, referentes à obra literária em si, a critérios subjetivos, não necessariamente estéticos, referentes aos leitores, seus valores e preferências, bem como seu contexto.”
“Em bons livros infantis ilustrados, o texto e a imagem compõem, juntos, a compreensão da narrativa, da poesia, do texto em si.”
“[O aluno] deve sair da escola com a capacidade de compreender textos complexos, com relação entre imagem, palavra escrita e som, entre texto e plataforma digital, cores e design.”
User badge image
Questões para Estudantes

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

A opção que melhor se enquadra ao letramento multissemiótico ou multimidiático, a partir de livros infantojuvenis físicos e virtuais, é: “[O aluno] deve sair da escola com a capacidade de compreender textos complexos, com relação entre imagem, palavra escrita e som, entre texto e plataforma digital, cores e design.” Essa afirmação reflete a necessidade de interpretar e interagir com diferentes linguagens e mídias, que é essencial para o letramento multissemiótico e multimidiático.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De forma mais resumida que Golden (apud Nikolajeva e Scott, 2011), Linden (2011) conceitua três níveis de relação entre o texto e a imagem no livro ilustrado infantojuvenil. Os modos de interação são classificados em relação de redundância, de colaboração e disjunção. Agora, observe a imagem do miolo do livro ilustrado a seguir:
Sobre a relação entre o texto e a imagem é possível afirmar que
não há uma relação de redundância, ao passo que o texto é apresentado com uma estética diferente dos livros tradicionais, visto que o autor transformou o texto numa imagem representativa, conforme a ilustração do gato
é notória a relação de colaboração, uma vez que o livro aborda sobre o tema da contradição a partir da relação entre a palavra e a imagem, de modo redundante, entre as duas páginas do livro (esquerda e direita).
há uma relação de redundância, porque o texto diz que mesmo quando vira o espelho ao contrário, a imagem refletida do gato permanece normal, isto é, não vira de “ponta a cabeça junto com o espelho”. De modo que a ilustração representa o que o texto verbal de forma simétrica
é evidente a relação de disjunção, uma vez que o livro aborda sobre o tema da contradição, característica relevante para classificar a integração disjuntiva entre o texto e a imagem.
há uma relação de colaboração, considerando que se a imagem do espelho refletindo o gato for retirada será impossível entender o significado do texto verbal. Logo, a ilustração é essencial a esta narrativa

Mais conteúdos dessa disciplina