De acordo com a legislação social e as diretrizes dos pronunciamentos contábeis (CPCs), editadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e validadas, dentre outras, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a consolidação das demonstrações contábeis é a forma de reunir os dados de todas as empresas integrantes de um grupo econômico para apresentar a situação patrimonial econômica e financeira, desse mesmo grupo, como se fosse uma única empresa.
Nesse contexto, a Norma Brasileira de Contabilidade, que trata da consolidação das demonstrações contábeis de um grupo econômico como uma única entidade, determina que os direitos existentes, que dão a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes nas organizações, indicam os detentores do
a.Controlador.
b.Controle da investida.
c.Direito de destituição
d.Direito de proteção.
e.Poder.
Ed
há 5 dias
Para responder à sua pergunta, precisamos entender o conceito de controle em um grupo econômico, conforme definido pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs). O controlador é a entidade que possui a capacidade de dirigir as atividades relevantes de outra empresa, ou seja, a investida. Analisando as alternativas: a) Controlador - Esta opção se refere à entidade que exerce controle sobre a investida, o que está alinhado com a definição de quem detém os direitos que permitem dirigir as atividades relevantes. b) Controle da investida - Embora esteja relacionado, não é a terminologia correta para descrever quem detém os direitos. c) Direito de destituição - Refere-se a um direito específico, mas não abrange a totalidade do controle. d) Direito de proteção - Também não é a terminologia correta para descrever o controle. e) Poder - Embora possa se referir à capacidade de controle, não é a terminologia específica utilizada nas normas contábeis. Portanto, a alternativa correta é: a) Controlador.