Logo Passei Direto
Buscar
Que nome se dá à combinação da probabilidade de ocorrência e da gravidade de um determinado evento perigoso?
(A) Dano.
(B) Acidente.
(C) Risco.
(D) Insegurança.
(E) Incidente.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para responder à sua pergunta, precisamos entender os conceitos envolvidos: - Dano refere-se à consequência negativa de um evento. - Acidente é um evento inesperado que resulta em dano. - Risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso e a gravidade das consequências desse evento. - Insegurança é um estado de não ter segurança, mas não é um termo técnico específico para a combinação mencionada. - Incidente é um evento que não resulta necessariamente em dano, mas que pode ser perigoso. Dessa forma, a combinação da probabilidade de ocorrência e da gravidade de um determinado evento perigoso é chamada de risco. Portanto, a alternativa correta é: (C) Risco.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Determinado médico do trabalho está realizando uma avaliação de risco ocupacional para uma empresa que lida com diversos agentes nocivos. A empresa utiliza substâncias químicas, emite ruídos e apresenta calor excessivo e radiações.
Sobre a classificação dos agentes nocivos no contexto da saúde ocupacional, conforme as normas regulamentadoras e a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.
(A) A exposição ao trabalho noturno é classificada como agente nocivo e resulta em acréscimo na aposentadoria especial.
(B) Substâncias químicas, como solventes, ácidos e gases tóxicos, são classificadas como agentes nocivos quando trabalhadores apresentarem sintomas e sinais de intoxicação durante o período de exposição.
(C) O calor excessivo é considerado um agente nocivo pela NR-15 quando as temperaturas ultrapassam os limites de exposição definidos pela norma, com base em medições objetivas, como o Índice de Temperatura de Bulbo Úmido e Seco (ITBS).
(D) O ruído é considerado um agente nocivo quando os níveis de pressão sonora excedem 85 decibéis durante o período de trabalho de oito horas, conforme a NR-15. A exposição a níveis menores, embora prejudicial, não é classificada como nociva.
(E) Radiações ionizantes são classificadas como agentes nocivos quando presentes em níveis que excedem os limites definidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), independentemente da duração da exposição.

São considerados riscos físicos, químicos e biológicos, consecutivamente:
a) Ruídos – Bacilos – Fumos.
b) Frio – Bactérias – Névoas.
c) Esforço físico – Vírus – Vapores.
d) Vibrações – Parasitas – Neblinas.
e) Umidade – Substâncias compostas – Fungos.

Mais conteúdos dessa disciplina