Logo Passei Direto
Buscar

Leia os enunciados e assinale a alternativa correta:

I. A Constituição Federal de 1988, através da Comissão de Redação, manteve em seu texto a expressão independentes e harmônicos entre si, para a caracterização dos Poderes da república, já presentes em Constituições anteriores.

 

II. A independência entre os poderes é manifestada pelo fato de cada Poder extrair suas competências da Carta Constitucional, depreendendo-se, assim, que a investidura e a permanência das pessoas num dos órgãos do governo não necessitam da confiança nem da anuência dos outros poderes.

 

III. O Poder Judiciário atualmente possui mais independência, cabendo-lhe a competência para nomeação de juízes e outras providências referentes à sua estrutura e funcionamento.

 

 

Assinale a alternativa correta: 

Questão 4

Escolha uma opção:

a.

I, II, III estão corretas 

b.

I, III estão corretas 

c.

Apenas a I esta correta 

d.

Apenas a II esta correta 

e.

N.D. A. 

User badge image
dira ferreira

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada um dos enunciados: I. A Constituição Federal de 1988, através da Comissão de Redação, manteve em seu texto a expressão "independentes e harmônicos entre si", para a caracterização dos Poderes da república, já presentes em Constituições anteriores. Verdadeiro, essa expressão realmente está presente na Constituição de 1988. II. A independência entre os poderes é manifestada pelo fato de cada Poder extrair suas competências da Carta Constitucional, depreendendo-se, assim, que a investidura e a permanência das pessoas num dos órgãos do governo não necessitam da confiança nem da anuência dos outros poderes. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois reflete a independência dos poderes. III. O Poder Judiciário atualmente possui mais independência, cabendo-lhe a competência para nomeação de juízes e outras providências referentes à sua estrutura e funcionamento. Falso, embora o Poder Judiciário tenha autonomia, a nomeação de juízes, especialmente os de instâncias superiores, é feita pelo Presidente da República, com a aprovação do Senado, o que não caracteriza uma total independência. Com base nessa análise, os itens I e II estão corretos, enquanto o III está incorreto. Portanto, a alternativa correta é: a) I, II, III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina