Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos. Esse processo, agora, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais perceptível, amplo e profundo: é um ecossistema mais aberto e criativo. Podemos ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços. Híbrido é um conceito rico, apropriado e complicado. Tudo pode ser misturado, combinado, e podemos, com os mesmos ingredientes, preparar diversos “pratos”, com sabores muito diferentes. A educação é híbrida também porque acontece no contexto de uma sociedade imperfeita, contraditória em suas políticas e em seus modelos, entre os ideais afirmados e as práticas efetuadas; muitas das competências socioemocionais e valores apregoados não são coerentes com o comportamento cotidiano de uma parte dos gestores, docentes, alunos e famílias. As instituições educacionais atentas às mudanças escolhem fundamentalmente dois caminhos, um mais suave – alterações progressivas – e outro mais amplo, com mudanças profundas. No caminho mais suave, elas mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar –, mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas, como o ensino por projetos de forma mais interdisciplinar, o ensino híbrido ou blended e a sala de aula invertida. As instituições mais inovadoras procuram integrar algumas dimensões importantes no seu projeto político-pedagógico.
MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Cap. 1. p. 27-45 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e as dimensões integradas ao projeto político-pedagógico da instituição, avalie as afirmações a seguir.
I. A escola procura enfatizar o equilíbrio entre as atividades em grupo e individuais, respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno através de metodologias, tais como gincanas, desafios e projetos, integrando, assim, o tempo, o espaço e as tecnologias digitais.
II. A escola procura enfatizar os valores e as diversas competências, tais como o conhecimento geral e o conhecimento socioemocional que o aluno já possui, trazendo conteúdos que fazem parte da sua realidade, a fim de aliar o contexto à prática escolar diária.
III. A escola procura enfatizar o projeto de vida do aluno, isto é, promover a convergência dos interesses e vocações de cada aluno, além de seus talentos, história e contexto, tendo um mentor para auxiliar e acompanhar o cotidiano do aluno e suas decisões futuras.
IV. A escola procura enfatizar os métodos que visem à promoção de uma formação moral e intelectual, lapidando o aluno e tendo como pressuposto a preservação da sociedade em seu estado atual, admitindo como forma de avaliação a resolução de exercícios e a memorização de conceitos.
É correto apenas o que se afirma em
A)
II e IV.
B)
I, III e IV.
C)
I e II.
D)
III e IV.
E)
I, II e III.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A escola procura enfatizar o equilíbrio entre as atividades em grupo e individuais, respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno através de metodologias, tais como gincanas, desafios e projetos, integrando, assim, o tempo, o espaço e as tecnologias digitais. Verdadeira, pois reflete a proposta de uma educação híbrida que valoriza a diversidade de metodologias e o respeito ao ritmo do aluno. II. A escola procura enfatizar os valores e as diversas competências, tais como o conhecimento geral e o conhecimento socioemocional que o aluno já possui, trazendo conteúdos que fazem parte da sua realidade, a fim de aliar o contexto à prática escolar diária. Verdadeira, pois a educação híbrida busca conectar o aprendizado à realidade do aluno e valorizar suas competências. III. A escola procura enfatizar o projeto de vida do aluno, isto é, promover a convergência dos interesses e vocações de cada aluno, além de seus talentos, história e contexto, tendo um mentor para auxiliar e acompanhar o cotidiano do aluno e suas decisões futuras. Verdadeira, pois essa abordagem é consistente com a proposta de uma educação que considera o aluno como um ser integral, com interesses e histórias únicas. IV. A escola procura enfatizar os métodos que visem à promoção de uma formação moral e intelectual, lapidando o aluno e tendo como pressuposto a preservação da sociedade em seu estado atual, admitindo como forma de avaliação a resolução de exercícios e a memorização de conceitos. Falsa, pois essa afirmação não se alinha com a proposta de uma educação híbrida que busca inovação e transformação, e a ênfase na memorização e na preservação do estado atual não é característica de uma abordagem educacional contemporânea. Com base na análise, as afirmações corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: E) I, II e III.