Logo Passei Direto
Buscar

O sujeito ativo da obrigação tributária é o titular da capacidade tributária ativa, isto é, aquela pessoa que detém a aptidão para arrecadar e fiscalizar a exigência fiscal. Nem sempre será uma pessoa política, que ostenta competência tributária, pois poderá ter ocorrido a transferência de sua capacidade tributária ativa. Nesse caso, tratar-se-á de parafiscalidade, assim entendida a delegação, pela pessoa política, mediante lei, a outra pessoa, das aptidões para arrecadar e fiscalizar tributos. Portanto, sujeito ativo da obrigação tributária é a pessoa titular do direito de exigir do sujeito passivo o pagamento de tributo (obrigação principal) ou um comportamento comissivo ou omissivo (obrigação acessória). Também, pode-se falar em sujeito ativo da relação sancionatória, que tem por objeto a imposição de uma penalidade ao sujeito passivo.

 


Diante disso, considere o caso a seguir.

 

Gabriel é transportador autônomo e trabalha como caminhoneiro há oito anos. Em 02/04/2020, foi contratado por Geraldo para que levasse os móveis de sua família da cidade de Presidente Prudente – SP para Feira de Santana – BA. Nenhum dos dois fez qualquer tipo de recolhimento de tributo relacionado à prestação de serviço indicada.

 

Nesse contexto, considerando os conceitos relacionados aos sujeitos da obrigação tributária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Pode-se afirmar que o frete feito por Gabriel é fato gerador de imposto que tem como sujeito ativo o estado de São Paulo.

 

PORQUE

 

II. De acordo com a CF/88, é de competência estadual a tributação sobre o transporte intermunicipal e interestadual de cargas.

 

 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições falsas.

B) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

D) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


User badge image
Felipe Duarte

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I. Pode-se afirmar que o frete feito por Gabriel é fato gerador de imposto que tem como sujeito ativo o estado de São Paulo. Essa afirmação é falsa. O transporte intermunicipal e interestadual de cargas não é tributado pelo estado de São Paulo, mas sim pelo estado de destino, que, neste caso, seria a Bahia. II. De acordo com a CF/88, é de competência estadual a tributação sobre o transporte intermunicipal e interestadual de cargas. Essa afirmação é verdadeira. A Constituição Federal de 1988 estabelece que a competência para tributar o transporte intermunicipal e interestadual é dos estados. Agora, vamos às alternativas: A) As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois a II é verdadeira) B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (FALSO, pois a I é falsa) D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO, pois a I é falsa e a II é verdadeira) E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (FALSO, pois a I é falsa) Portanto, a alternativa correta é: B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina