Buscar

alguem ai sabe explicar como se resolve uma tabela, tipo mediana, media aritimetica, terceiro quartil, decil enfim tudo ?

estastistica, exemplos

💡 5 Respostas

User badge image

Cleidson Roberto

A mediana é o "centro" do grupo de amostras que você tem. Ex. Você tem as seguintes amostras:  25 - 05 - 07 - 02 - 08 - 36 - 47.

1° - É fundamental primeiro você ordenar as amostras em ordem crescente. Então elas ficam assim.

02 - 05 - 07 - 08 - 25 - 36 - 47

A mediana será o 08. Por que ele esta no centro. Há as esquerda 3 amostras (02, 05 e 07) e 3 amostras a direita (25, 35 e 47).

A media aritimetica e a soma de todos os valores dividido pela quantidade de amostras.

(02+05+07+08+25+36+47)/7

Dividimos por sete, pois são sete as amostras.

O segundo quartil é a mediana da primeira metade e o terceiro da segunda metade. No calculo da media que fizemos antes, dvidimos as amostras em dois grupos, os da esquerda de 08 e os da direita.

Esquerda 02 - 05 - 07

O segundo quartil é a mediana deste grupo. Ou seja o 05 (ele esta no centro)

O terceiro quartil é a media do outro grupo (25 - 36 - 47). Ou seja o 36 (ele esta no centro.

0
Dislike0
User badge image

Thales Weber

Entre no endereço abaixo, lá tem um pdf de um livro que usei quando estava cursando esta matéria. Você encontrará resposta para a sua pergunta de uma forma detalhada e com exemplos.

http://www.salvas.info/Estatistica_facil.pdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para realizar os cálculos baseados na tabela, devemos ordenar os valores em ordem crescente, iremos considerar que existem n valores.


Para calcular a mediana, devemos selecionar o valor cujo a sua posição divida n em duas partes iguais. Se existir um numero par de valores, devemos selecionar os dois intermediários e dividir por 2.


Para calcular a média aritmética, devemos somar todos os valores e dividir por n.


O quartil é responsável por dividir a tabela em partes iguais. Existem três valores que representam um quartil cada e para calcular o último, devemos utilizar a seguinte fórmula:

Como desejamos o último quartil, iremos considerar j=3.


Para calcular o decil devemos dividir a distribuição em 10 partes iguais e cada decil é referente ao valor da posição que divide a distribuição.


Portanto, para calcular os valores desejados, devemos ordenar os valores da tabela em ordem crescente e adicionar suas posições na tabela. A mediana é referente a posição central da distribuição, a média aritmética é a soma de todos os valores divido pela quantidade de valores, o quartil divide a distribuição em 4 partes iguais e o decil divide em 10.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais