Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Os processos de produção de açúcar e etanol são muito semelhantes nas usinas brasileiras, consistindo nas seguintes operações: recepção, preparo e moagem, tratamento do caldo, produção de açúcar, destilaria de álcool, estocagem e expedição dos produtos, setor de utilidades, e tratamento de efluentes.
Sobre esse processo, analise as frases abaixo: I- No processo de moagem, o primeiro trio de laminadores gera uma proporção de 7 x 1 do caldo em relação ao bagaço produzido, sendo este caldo destinado para a fábrica de açúcar. II- Do segundo trio em diante, esta proporção cai drasticamente para um máximo de 2 a 2,5 x 1, sendo usado o processo de injeção de água na cana para facilitar a extração do caldo. O caldo extraído do segundo trio em diante segue para a destilaria de álcool. III - O bagaço de cana produzido segue para o início do processo para mais retirada de caldo. IV - O bagaço de cana produzido é descartado como resíduo sólido do processo. Assinale abaixo a alternativa que contempla as frases corretas.
I- No processo de moagem, o primeiro trio de laminadores gera uma proporção de 7 x 1 do caldo em relação ao bagaço produzido, sendo este caldo destinado para a fábrica de açúcar.
II- Do segundo trio em diante, esta proporção cai drasticamente para um máximo de 2 a 2,5 x 1, sendo usado o processo de injeção de água na cana para facilitar a extração do caldo. O caldo extraído do segundo trio em diante segue para a destilaria de álcool.
III - O bagaço de cana produzido segue para o início do processo para mais retirada de caldo.
IV - O bagaço de cana produzido é descartado como resíduo sólido do processo.
A I, II
B III, IV
C I, II, III
D I, II, IV
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das frases: I- No processo de moagem, o primeiro trio de laminadores gera uma proporção de 7 x 1 do caldo em relação ao bagaço produzido, sendo este caldo destinado para a fábrica de açúcar. Verdadeiro, essa proporção é geralmente correta para o primeiro trio de laminadores. II- Do segundo trio em diante, esta proporção cai drasticamente para um máximo de 2 a 2,5 x 1, sendo usado o processo de injeção de água na cana para facilitar a extração do caldo. O caldo extraído do segundo trio em diante segue para a destilaria de álcool. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a proporção realmente diminui e a injeção de água é uma prática comum. III - O bagaço de cana produzido segue para o início do processo para mais retirada de caldo. Falso, o bagaço não é geralmente enviado de volta para o início do processo, mas sim utilizado como biomassa ou descartado. IV - O bagaço de cana produzido é descartado como resíduo sólido do processo. Falso, o bagaço é frequentemente utilizado como biomassa para geração de energia ou outros produtos, não sendo simplesmente descartado. Com base nas análises, as frases corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contempla as frases corretas é: A) I, II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir de 2017, o Brasil se consolidou como o segundo maior produtor de celulose e o maior exportador mundial, tendo toda sua produção baseada nas chamadas fazendas de eucalipto ou de pinho, que compreendem uma enorme quantidade de hectares de eucalipto e pinho explorados apenas para esta finalidade. Há uma grande vantagem competitiva devido à maior velocidade de crescimento destas árvores em comparação com países da Europa ou mesmo com os EUA, que é o maior produtor de celulose mundial. Neste setor de indústria de processos químicos, há uma projeção de produção de mais de 26.500 toneladas até 2031.
Analise as frases abaixo referentes à polpação: I - Nesse processo, a lignina é retirada das fibras de celulose, gerando uma polpa composta por lignina, celulose, hemicelulose, hidróxido de sódio, sulfeto de sódio e água residuais. II - Esse processo de cozimento é o mais utilizado nas fábricas de celulose e papel e é chamado de Processo Kraft. Assinale abaixo a alternativa correta referente as frases acima.
I - Nesse processo, a lignina é retirada das fibras de celulose, gerando uma polpa composta por lignina, celulose, hemicelulose, hidróxido de sódio, sulfeto de sódio e água residuais.
II - Esse processo de cozimento é o mais utilizado nas fábricas de celulose e papel e é chamado de Processo Kraft.
A As alternativas I e II estão corretas e a alternativa II complementa a alternativa I.
B As alternativas I e II estão corretas, mas a alternativa II não complementa a I.
C A alternativa I está correta e a alternativa II incorreta.
D A alternativa I está incorreta e a alternativa II correta.
E As alternativa I e II estão incorretas.

Podemos definir bebidas alcoólicas como sendo produtos de processos químicos produzidos a partir da cana-de-açúcar, de frutas e de cereais, a partir dos processos de fermentação, destilação ou infusão. Os processos de fabricação das bebidas alcoólicas são a fermentação, a destilação e a combinação da fermentação com a destilação. Também há o processo de infusão. O processo de fermentação usa a ação de microrganismos anaeróbicos que digerem os açúcares presentes em cereais e frutas, gerando o álcool etílico e o gás carbônico, transformando, por exemplo, os substratos como uva, cevada, malte, arroz e outros em vinho, cerveja e saquê.
Com relação a esta graduação, analise as frases abaixo. I - As bebidas fermentadas, como a cerveja (teor alcoólico de 5%, 5GL), o vinho (teor alcoólico entre 11% e 14%, 11-14GL), o champanhe (teor alcoólico de11%, 11GL) e o saquê (teor alcoólico 16%, 16GL), são consideradas fortes. II - As bebidas destiladas, como a cachaça (teor alcoólico entre 38% e 56%, 38-56GL), a vodca (teor alcoólico de 40%, 40GL), o uísque (teor alcoólico de 43%, 43GL) e o absinto (teor alcoólico entre 35% e 90%, 35-90GL), são consideradas leves. Com relação as frases I e II assinale a alternativa correta.
I - As bebidas fermentadas, como a cerveja (teor alcoólico de 5%, 5GL), o vinho (teor alcoólico entre 11% e 14%, 11-14GL), o champanhe (teor alcoólico de11%, 11GL) e o saquê (teor alcoólico 16%, 16GL), são consideradas fortes.
II - As bebidas destiladas, como a cachaça (teor alcoólico entre 38% e 56%, 38-56GL), a vodca (teor alcoólico de 40%, 40GL), o uísque (teor alcoólico de 43%, 43GL) e o absinto (teor alcoólico entre 35% e 90%, 35-90GL), são consideradas leves.
A As frases I e II estão incorretas.
B A frase I está correta e a II incorreta.
C A frase I está incorreta e a II correta.
D As frases I e II estão corretas e a frase II complementa a frase I.
E As frases I e II estão corretas mas a frase II não complementa a frase I.

A pasteurização tem como objetivo eliminar todos os micro-organismos patogênicos do leite. Nesse processo, como já descrito, o leite é aquecido a uma temperatura entre 60°C e 76°C, dependendo do processo, sendo depois resfriado a uma temperatura de 2°C a 4°C em menos de 10 segundos. Os processos de pasteurização mais usados são a pasteurização lenta e a pasteurização rápida HTST.
Sobre estes processos, analise as frases abaixo: I- a pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite a uma temperatura entre 62°C e 65°C, na qual permanecerá por 30 minutos, sendo depois resfriado rapidamente para aproximadamente 4°C. É um processo em bateladas para pequenas quantidades de leite, sendo realizado em tanques de parede dupla na qual, internamente à parede, circulam o fluido aquecedor e o refrigerador. II - a pasteurização rápida consiste no aquecimento do leite a uma temperatura entre 72°C e 75°C por um tempo de 15 a 20 segundos, seguido de um resfriamento rápido até aproximadamente 2°C. É um processo que ocorre em fluxo contínuo e é realizado geralmente em trocadores de calor de placas paralelas, para grandes quantidades de leite. Sobre as frases acima, assinale a alternativa correta.
I- a pasteurização lenta consiste no aquecimento do leite a uma temperatura entre 62°C e 65°C, na qual permanecerá por 30 minutos, sendo depois resfriado rapidamente para aproximadamente 4°C. É um processo em bateladas para pequenas quantidades de leite, sendo realizado em tanques de parede dupla na qual, internamente à parede, circulam o fluido aquecedor e o refrigerador.
II - a pasteurização rápida consiste no aquecimento do leite a uma temperatura entre 72°C e 75°C por um tempo de 15 a 20 segundos, seguido de um resfriamento rápido até aproximadamente 2°C. É um processo que ocorre em fluxo contínuo e é realizado geralmente em trocadores de calor de placas paralelas, para grandes quantidades de leite.
A As frases I e II estão corretas e a frase II complementa a frase I.
B As frases I e II estão corretas, mas a frase II não complementa a frase I.
C A frase I está correta e a frase II está incorreta.
D A frase I está incorreta e a frase II está correta.
E As frases I e II estão incorretas.

As etapas do processamento dos laticínios seguem em geral esta ordem: o leite cru chega nos laticínios em caminhões de containers. É submetido a testes analíticos de controle de qualidade e posteriormente é descarregado e concomitantemente resfriado em um trocador de calor de placas paralelas a uma temperatura entre 4°C e 6°C, sendo então bombeado para silos de armazenagem.
Sobre a centrifugação temos que: 1) a centrifugação, seguida da microfiltração, é usada para remover bactérias, esporos e células somáticas que interferem nas propriedades organolépticas dos produtos lácteos e diminuem os prazos de validade. 2) a centrifugação também é usada para separar a gordura do soro do leite, em um processo em conjunto com a pasteurização, para produzir o leite desnatado. 3) a centrifugação evita que o leite coagule e sofra sedimentação durante o processo de UHT. 4) a centrifugação tem como objetivo eliminar os micro-organismos patogênicos e deteriorantes. Sobre os itens 1, 2, 3 e 4 acima, assinale a alternativa correta.
1) a centrifugação, seguida da microfiltração, é usada para remover bactérias, esporos e células somáticas que interferem nas propriedades organolépticas dos produtos lácteos e diminuem os prazos de validade.
2) a centrifugação também é usada para separar a gordura do soro do leite, em um processo em conjunto com a pasteurização, para produzir o leite desnatado.
3) a centrifugação evita que o leite coagule e sofra sedimentação durante o processo de UHT.
4) a centrifugação tem como objetivo eliminar os micro-organismos patogênicos e deteriorantes.
A Apenas o item 1 está correto.
B Os itens 1 e 2 estão corretos.
C Os itens 1, 2 e 3 estão corretos.
D Os itens 1, 2, 3 e 4 estão corretos.

O fósforo é obtido principalmente da fosforita, que é uma forma impura de apatita. Embora tenha limitações quanto ao seu uso direto como fertilizante, a fosforita é uma importante matéria-prima para a fabricação de ácido fosfórico, de superfosfatos e de compostos de fósforo, pois é convertida em fosfatos de alto teor de monóxido de fósforo P2O e pentóxido de fósforo P2O5, que, por sua vez, geram o superfosfato simples (SSP), o superfosfato triplo (TSP) e o ácido fosfórico (H3PO4). Diversos compostos de fósforo estão presentes também em vários processos bioquímicos e de fabricação de polímeros orgânicos e inorgânicos. Hoje a indústria do fósforo produz mais de 40 milhões toneladas de compostos de fósforo, sendo que o Brasil está entre os seis maiores produtores mundiais. Hoje, os dois processos químicos industriais usados para a obtenção do ácido fosfórico são o processo por via úmida e o processo térmico.
Assinale a alternativa correta sobre o processo de obtenção via úmida.
A A fosforita é levada a um forno de arco submerso, onde éadicionado também sílica e coque. No forno esta mistura é aquecida entre 1150 °C e 1400 °C. Nesse processo são produzidos vapores de fósforo branco, que é oxidado, gerando o ácido fosfórico, sendo que, posteriormente, este produto segue para um processo de hidratação e precipitação. Após isso, o ácido seguirá para um tanque de armazenagem.
B A fosforita moída é atacada com ácido sulfúrico concentrado em um digestor, gerando como produto o ácido fosfórico. Após isso, seguem um sistema de lavagem e filtragem, gerando como subproduto o gesso (sulfato de cálcio). Posteriormente, o ácido fosfórico produzido sofre reação de neutralização, gerando sais de fosfato.
C A fosforita é levada a um forno de arco submerso, onde éadicionado também sílica e coque. No forno esta mistura é aquecida entre 1150 °C e 1400 °C. Nesse processo são produzidos vapores de fósforo branco, que é oxidado, gerando o ácido fosfórico, sendo que, posteriormente, este produto segue para um processo de hidratação e precipitação.
D A fosforita moída é atacada com ácido sulfúrico concentrado em um digestor, gerando como produto o ácido fosfórico. Após isso, seguem um sistema de lavagem e filtragem, gerando como subproduto o gesso (sulfato de cálcio). Após isso, o ácido seguirá para um tanque de armazenagem.

Mais conteúdos dessa disciplina