A Durante uma reunião pedagógica, os professores de uma escola discutem sobre as possíveis causas da desmotivação dos alunos frente a determinadas disciplinas, especialmente aquelas que não apresentam uma relação direta com o mercado de trabalho. Um docente compartilha que percebe maior engajamento dos alunos quando eles conseguem visualizar uma finalidade prática e objetiva nos conteúdos abordados, principalmente quando estes estão relacionados com suas aspirações profissionais, como é o caso da matemática e da informática. Esse relato suscita um debate sobre as diferentes formas de motivação que operam no processo de aprendizagem.
A partir da perspectiva da teoria cognitiva da motivação, tal comportamento dos alunos pode ser melhor compreendido como:
Ed
há 5 dias
A partir da perspectiva da teoria cognitiva da motivação, o comportamento dos alunos pode ser melhor compreendido como: Um exemplo de motivação regulada por processos mentais conscientes, em que o sujeito escolhe intencionalmente aquilo que deseja aprender, com base em objetivos, planos e expectativas pessoais. Essa opção reflete a ideia de que os alunos se sentem mais motivados quando conseguem ver a relevância prática dos conteúdos em relação às suas aspirações e objetivos profissionais.