Após as eleições municipais, a prefeitura da cidade de Teófilo Otoni, com o intuito de fomentar o comércio local, resolveu construir nas imediações da cidade um polo industrial. Para que a proposta se tornasse atrativa para novos investidores, a prefeitura concedeu isenção do IPTU durante o período da gestão do novo prefeito. A construtora Mãos à Obra, que possui a sede do estabelecimento no município de Ataléia, foi contratada por Márcio, sob o regime de empreitada, para a construção de um galpão no referido centro comercial em Teófilo Otoni. Quando o proprietário da construtora Mãos à Obra foi fazer o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), ele ficou em dúvida em relação a competência da municipal do imposto, tendo em vista que sua empresa possui estabelecimento apenas em Ataléia, mas a obra foi executada em Teófilo Otoni.
Considerando o caso apresentado, em relação à competência municipal do ISS que deverá ser recolhido pela empresa Irmão à Obra, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A competência municipal do ISS que deverá ser recolhido pela empresa Mãos à obra é do município de Ataléia.
PORQUE
II. De acordo com entendimento jurisprudencial do STJ, o serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento do prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
As asserções I e II são proposições falsas.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Ed
anteontem
Vamos analisar as asserções: I. A competência municipal do ISS que deverá ser recolhido pela empresa Mãos à Obra é do município de Ataléia. Essa afirmação é falsa. O ISS deve ser recolhido no local onde o serviço é prestado, que neste caso é em Teófilo Otoni, onde a obra está sendo realizada. II. De acordo com entendimento jurisprudencial do STJ, o serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento do prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador. Essa afirmação é verdadeira. O STJ realmente determina que o ISS é devido no local onde o serviço é prestado, mas também considera o local do estabelecimento ou domicílio do prestador na ausência de um local de prestação. Agora, com base nas análises: - A asserção I é falsa. - A asserção II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.