Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao tema do enunciado, com relação aos direitos fundamentais e à Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, é correto afirmar que:
A) as restrições a direitos fundamentais podem ser levadas a efeito, ainda que não se enxergue a tutela de bem jurídico específico, posto que um direito deve ser sempre concebido em si, independentemente de outros direitos, o que confere legitimidade à norma infralegal;
B) a liberdade de reunião tem caráter instrumental, com duplo alcance, por assegurar a expressão de uma das mais importantes liberdades individuais e garantir a espontaneidade à atuação de distintos grupos sociais, o que deve ser incorporado na pesquisa;
C) o caso abrange o direito fundamental de reunião, categorizado como clássico direito social, consagrado na Constituição Brasileira de 1988, mas sem previsão na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o que diminui o raio de pesquisa da citada equipe;
D) a liberdade de reunião, positivada no texto constitucional como direito fundamental, não encontra condicionamento para o seu exercício, de modo que o ato infralegal não a respeita, devendo essa consideração ser incluída na pesquisa solicitada pela magistrada;
E) a vedação à utilização de carros de som ou assemelhados, quando da realização da citada manifestação pública, não deve ser encarada como restrição a direito fundamental, visto permanecer possível seu exercício sem o emprego da ampliação do som, sendo legítima a norma infralegal.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos direitos fundamentais e à Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: A) As restrições a direitos fundamentais podem ser levadas a efeito, ainda que não se enxergue a tutela de bem jurídico específico... - Essa afirmação não está correta, pois as restrições a direitos fundamentais devem sempre ter uma justificativa adequada e não podem ser feitas de forma arbitrária. B) A liberdade de reunião tem caráter instrumental... - Essa alternativa parece correta, pois a liberdade de reunião é fundamental para a expressão de ideias e a atuação de grupos sociais, refletindo a importância da participação social. C) O caso abrange o direito fundamental de reunião, categorizado como clássico direito social... - Essa afirmação é incorreta, pois a liberdade de reunião é um direito civil e político, e está prevista na Declaração Universal dos Direitos Humanos. D) A liberdade de reunião, positivada no texto constitucional como direito fundamental... - Essa alternativa é problemática, pois a liberdade de reunião pode sim ter condicionamentos, como a necessidade de aviso prévio ou respeito à ordem pública. E) A vedação à utilização de carros de som... - Essa afirmação é discutível, mas a restrição pode ser considerada legítima se houver justificativa para a manutenção da ordem pública. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com a compreensão dos direitos fundamentais e a Declaração Universal dos Direitos Humanos é a B), pois reconhece a importância da liberdade de reunião como um direito fundamental que permite a expressão e a atuação de grupos sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em razão de calamidade da natureza de grandes e duradouras proporções, foi aprovada a Lei federal nº XX, que determinou à generalidade das pessoas maiores e capazes que prestassem determinadas atividades de interesse da coletividade, em caráter gratuito, por algumas horas durante a semana, de modo a suprir as deficiências das estruturas estatais de poder no atendimento aos interesses da coletividade. João, que adotava uma posição filosófica lastreada no individualismo exacerbado, não queria participar da iniciativa, por ser ela frontalmente contrária à base de valores que alicerçava e direcionava o seu pensar e o seu agir, o que o levou a se consultar com um advogado sobre a possibilidade de descumprir a referida determinação, bem como sobre as consequências desse comportamento.
Qual é a alternativa correta sobre a possibilidade de João descumprir a determinação da Lei federal nº XX?
A) caso descumpra a determinação em razão de sua crença filosófica, poderá ser privado dos seus direitos caso se recuse a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
B) está obrigado a cumprir a determinação, que tem caráter legal e é imposta a todos, independentemente de sua convicção filosófica, sob pena de ser privado dos direitos previstos em lei.
C) não está obrigado a cumprir a determinação prevista em lei, ainda que imposta a todos, não podendo sofrer qualquer privação em seus direitos, já que sua negativa está lastreada em crença filosófica.
D) somente estaria desobrigado de cumprir a obrigação imposta a todos caso isto decorresse de crença religiosa, não filosófica, o que lhe obrigaria a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
E) não está obrigado a cumprir a determinação ou eventual prestação alternativa, caso ambas colidam com sua convicção filosófica, não podendo ser imposta qualquer restrição em sua esfera jurídica decorrente da objeção de consciência.

Mais conteúdos dessa disciplina