Logo Passei Direto
Buscar
Por meio de um Sistema de Informação Geográfica, é possível fazer o monitoramento do avanço de uma mancha de óleo no mar. Esse monitoramento é melhor representado pelo formato:
a. raster.
b. poligonal.
c. isogonal.
d. digital.
e. vetorial.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 16 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 16 horas

Para responder a essa pergunta, precisamos entender os diferentes formatos de representação de dados em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). - a. raster: Este formato é utilizado para representar dados contínuos, como imagens de satélite ou fotografias aéreas, onde cada pixel tem um valor específico. É adequado para monitorar fenômenos que variam continuamente, como manchas de óleo. - b. poligonal: Este formato é usado para representar áreas definidas, mas não é o mais adequado para monitorar a dinâmica de uma mancha de óleo que pode mudar de forma e tamanho. - c. isogonal: Este termo geralmente se refere a linhas que conectam pontos de igual valor, como em mapas de contorno, e não é o mais apropriado para o monitoramento de manchas de óleo. - d. digital: Este termo é muito amplo e não se refere a um formato específico de representação espacial. - e. vetorial: Este formato é usado para representar dados discretos, como pontos, linhas e polígonos, e pode ser útil, mas não é o mais adequado para representar a variação contínua de uma mancha de óleo. Diante disso, a melhor representação para o monitoramento do avanço de uma mancha de óleo no mar é: a. raster.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Define-se Sistema de Informação Geográfica de:
a. Objetivo de fornecer a posição tridimensionalmente, de navegação e informações sobre o tempo atendendo toda a porção do globo terrestre em qualquer condição meteorológica a qualquer horário o ano inteiro.
b. É o registro de informações das regiões do ultravioleta, visível, infravermelho e micro-ondas do espectro eletromagnético, sem contato, por meio de instrumentos como câmeras, escâneres, lasers, dispositivos lineares e/ou matriciais localizados em plataformas tais como aeronaves ou satélites, e a análise da informação adquirida por meio visual ou processamento digital de imagens.
c. Equipamentos capazes de detectar e registrar a energia eletromagnética refletida ou emitida (em determinadas faixas do espectro eletromagnético) pelos elementos da superfície terrestre, ou seja, transformá-la em um sinal elétrico e registrá-las, de tal forma que este possa ser armazenado ou transmitido em tempo real para posteriormente ser convertido em informações que descrevem as feições dos objetos que compõem a superfície terrestre.
d. É de um conjunto organizado de hardware, software e, dados geográficos e pessoal capacitado, desenvolvido para capturar, armazenar, atualizar, manipular e apresentar, por meio de um produto final cartográfico, a espacialização das informações referentes geograficamente.
e. Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre - mediante símbolos ou convenções e meios de orientação indicados, que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes -, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional.

Mais conteúdos dessa disciplina