Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

Colégio Objetivo
A detecção precoce do câncer de colo uterino é feita por um exame tecnicamente simples e de baixo custo, a partir do esfregaço cervicovaginal. Esse exame também é conhecido como exame citológico, de lâmina, citopatológico ou citologia cervicovaginal. Embora o principal propósito da citologia cervicovaginal seja a detecção das lesões precursoras do câncer cervical, o achado de condições infecciosas/reativas também pode contribuir para a saúde da mulher. Um dos fatores de risco para o câncer de colo uterino é o histórico de infecções sexualmente transmissíveis, sendo comprovada essa relação por vários estudos epidemiológicos realizados no Brasil. Dessa forma, tem crescido o interesse na utilização do exame preventivo do câncer de colo uterino para o reconhecimento de infecções cervicovaginais, como uma importante alternativa diagnóstica.
Sobre a técnica de Papanicolau, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A técnica é de difícil execução e possui alto custo.
( ) Somente a rede particular do sistema de saúde brasileiro preconizou o teste de Papanicolau.
( ) O teste de Papanicolau possui fácil execução, baixo custo e excelente eficácia diagnóstica.
( ) O teste desenvolvido por Papanicolau não possui eficácia no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
A F - F - V - F.
B F - V - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - F - F.
User badge image
Estudando com Questões

há 5 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a técnica de Papanicolau: ( ) A técnica é de difícil execução e possui alto custo. É falsa (F). A técnica de Papanicolau é considerada tecnicamente simples e de baixo custo. ( ) Somente a rede particular do sistema de saúde brasileiro preconizou o teste de Papanicolau. É falsa (F). O teste de Papanicolau é amplamente utilizado tanto na rede pública quanto na rede particular de saúde no Brasil. ( ) O teste de Papanicolau possui fácil execução, baixo custo e excelente eficácia diagnóstica. É verdadeira (V). O teste é fácil de realizar, tem um custo acessível e é eficaz na detecção precoce de lesões precursoras do câncer de colo uterino. ( ) O teste desenvolvido por Papanicolau não possui eficácia no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. É falsa (F). O teste de Papanicolau é, na verdade, uma ferramenta importante para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Portanto, a sequência correta é: F - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) A F - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Recentemente, testemunhamos uma modificação essencial no entendimento da biologia do câncer que trouxe profundas implicações na sua terapia. Até o final do século passado, a visão prevalente era a de que qualquer célula somática ou germinativa, alvo de alterações genéticas cumulativas, poderia originar o câncer. Essa visão foi substituída pelo conceito de que o câncer somente se inicia por um contingente restrito de células, as chamadas células-tronco tumorais (CTT). Essas CTTs possuem características específicas que facilitam o seu isolamento e caracterização: a) são as únicas células capazes de originar o tumor; b) possuem capacidade de auto renovação, ou seja, de manter o tumor; c) originam toda a progênie celular heterogênea que constituí o tumor; d) quando transplantadas em camundongos imunodeficientes, essas células – e somente elas – são capazes de recapitular o tumor original com todas as suas características morfológicas e funcionais.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existe a possibilidade de ocorrência de erros no processo de controle do ciclo celular, e este erro, pode, em última análise, provocar o aparecimento de tumorações.
( ) Nos eventos de tumorações malignas, principalmente, as células que possuem divisão mitótica migram para o processo de divisão meiótica sempre.
( ) As metástases podem ser caracterizadas como migração e implantação de células malignas oriundas de outros sítios tumorais malignos em novos sítios.
( ) Pode-se afirmar com os episódios de câncer sempre terão vinculo genético.
A F - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D V - F - V - F.

Uma das críticas mais frequentes ao exame citopatológico é a alta taxa de falsos negativos, que varia de 6% a 68%, chegando a pôr em dúvida sua validade na prevenção e na detecção precoce de câncer de colo uterino. As principais causas que levam a resultados falsos negativos foram atribuídas a erros na colheita de material (62%), no escrutínio do esfregaço (16%) e na interpretação dos achados citológicos (22%). Têm sido avaliados vários métodos, com diferentes custos e eficiências, para garantia de qualidade do diagnóstico citopatológico. O mais utilizado é a revisão de 10% dos esfregaços negativos. Entretanto, o fato de revisar apenas 10% dos esfregaços parece não ter sido eficiente para reduzir as taxas de falsos negativos.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O reagente May-Grunwald é popularmente utilizado na rotina laboratorial e pode ser obtido com uma mistura de corantes.
II- Em preparações que se apresentam extremamente coradas de azul, após utilização de May-Grunwald-Giemsa, pode ter ocorrido um erro de técnica, em que o tempo de exposição da coloração foi muito pequena.
III- A não filtração ou mesmo a filtração errônea do cortante May-Grunwald-Giemsa pode provocar o aparecimento de artefatos nas lâminas, que se devem a pequenas porções de precipitados.
IV- Corantes com alto pH podem resultar em colorações em excesso em esfregaços.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

As células do tecido glandular são especializadas na secreção de substâncias. Essas células podem também se proliferar, invadir o tecido conjuntivo adjacente e depois se diferenciar formando as glândulas pluricelulares, conhecidas amplamente apenas por glândulas. As glândulas podem ser classificadas em: exócrinas: mantêm-se conectadas ao epitélio, formando um ducto que lança secreções para alguma cavidade ou para fora do corpo. São exemplos de glândulas exócrinas as glândulas mamárias e salivares; endócrinas: não possuem conexão com o epitélio, lançando suas secreções na corrente sanguínea. São exemplos de glândulas endócrinas a tireoide e a paratireoide e ainda, glândulas mistas: alguns autores consideram como glândulas mistas alguns órgãos que lançam suas secreções tanto na corrente sanguínea como em cavidades abertas.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O tecido epitelial é formado por células justapostas e sempre secretam substâncias em cavidades corpóreas.
II- O tecido epitelial não possui vasos sanguíneos e sua nutrição é feita pelo tecido nervoso.
III- Como exemplo de glândulas endócrinas temos a tireoide e a paratireoide.
IV- Glândulas mistas são aquelas que lançam suas secreções na corrente sanguínea e em cavidades abertas.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina