Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

Colégio Objetivo
O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente. A técnica de coleta adequada e no momento e condições oportunas garante um espécime de melhor qualidade e fornece resultados mais confiáveis. Nem sempre a infecção por HPV gera sintomas, sendo descoberta apenas com a realização de exames.
Sobre o exame que detecta o HPV em mulheres, analise as sentenças a seguir:
I- O exame de PSA diagnostica o HPV em mulheres.
II- O exame de urocultura diagnostica o HPV em mulheres.
III- O exame de hemograma diagnostica o HPV em mulheres.
IV- O exame de Papanicolau diagnostica o HPV em mulheres.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença IV está correta.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 horas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O exame de PSA diagnostica o HPV em mulheres. Falso. O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é utilizado para detectar problemas na próstata, não tem relação com o diagnóstico de HPV em mulheres. II- O exame de urocultura diagnostica o HPV em mulheres. Falso. A urocultura é um exame que detecta infecções urinárias, não é utilizado para diagnosticar HPV. III- O exame de hemograma diagnostica o HPV em mulheres. Falso. O hemograma é um exame que avalia as células do sangue e não é utilizado para diagnosticar HPV. IV- O exame de Papanicolau diagnostica o HPV em mulheres. Verdadeiro. O exame de Papanicolau (ou citopatológico) é utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero, incluindo aquelas causadas pelo HPV. Com base nas análises, apenas a sentença IV está correta. Portanto, a alternativa correta é: D) Somente a sentença IV está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Recentemente, testemunhamos uma modificação essencial no entendimento da biologia do câncer que trouxe profundas implicações na sua terapia. Até o final do século passado, a visão prevalente era a de que qualquer célula somática ou germinativa, alvo de alterações genéticas cumulativas, poderia originar o câncer. Essa visão foi substituída pelo conceito de que o câncer somente se inicia por um contingente restrito de células, as chamadas células-tronco tumorais (CTT). Essas CTTs possuem características específicas que facilitam o seu isolamento e caracterização: a) são as únicas células capazes de originar o tumor; b) possuem capacidade de auto renovação, ou seja, de manter o tumor; c) originam toda a progênie celular heterogênea que constituí o tumor; d) quando transplantadas em camundongos imunodeficientes, essas células – e somente elas – são capazes de recapitular o tumor original com todas as suas características morfológicas e funcionais.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existe a possibilidade de ocorrência de erros no processo de controle do ciclo celular, e este erro, pode, em última análise, provocar o aparecimento de tumorações.
( ) Nos eventos de tumorações malignas, principalmente, as células que possuem divisão mitótica migram para o processo de divisão meiótica sempre.
( ) As metástases podem ser caracterizadas como migração e implantação de células malignas oriundas de outros sítios tumorais malignos em novos sítios.
( ) Pode-se afirmar com os episódios de câncer sempre terão vinculo genético.
A F - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D V - F - V - F.

Uma das críticas mais frequentes ao exame citopatológico é a alta taxa de falsos negativos, que varia de 6% a 68%, chegando a pôr em dúvida sua validade na prevenção e na detecção precoce de câncer de colo uterino. As principais causas que levam a resultados falsos negativos foram atribuídas a erros na colheita de material (62%), no escrutínio do esfregaço (16%) e na interpretação dos achados citológicos (22%). Têm sido avaliados vários métodos, com diferentes custos e eficiências, para garantia de qualidade do diagnóstico citopatológico. O mais utilizado é a revisão de 10% dos esfregaços negativos. Entretanto, o fato de revisar apenas 10% dos esfregaços parece não ter sido eficiente para reduzir as taxas de falsos negativos.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O reagente May-Grunwald é popularmente utilizado na rotina laboratorial e pode ser obtido com uma mistura de corantes.
II- Em preparações que se apresentam extremamente coradas de azul, após utilização de May-Grunwald-Giemsa, pode ter ocorrido um erro de técnica, em que o tempo de exposição da coloração foi muito pequena.
III- A não filtração ou mesmo a filtração errônea do cortante May-Grunwald-Giemsa pode provocar o aparecimento de artefatos nas lâminas, que se devem a pequenas porções de precipitados.
IV- Corantes com alto pH podem resultar em colorações em excesso em esfregaços.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

As células do tecido glandular são especializadas na secreção de substâncias. Essas células podem também se proliferar, invadir o tecido conjuntivo adjacente e depois se diferenciar formando as glândulas pluricelulares, conhecidas amplamente apenas por glândulas. As glândulas podem ser classificadas em: exócrinas: mantêm-se conectadas ao epitélio, formando um ducto que lança secreções para alguma cavidade ou para fora do corpo. São exemplos de glândulas exócrinas as glândulas mamárias e salivares; endócrinas: não possuem conexão com o epitélio, lançando suas secreções na corrente sanguínea. São exemplos de glândulas endócrinas a tireoide e a paratireoide e ainda, glândulas mistas: alguns autores consideram como glândulas mistas alguns órgãos que lançam suas secreções tanto na corrente sanguínea como em cavidades abertas.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O tecido epitelial é formado por células justapostas e sempre secretam substâncias em cavidades corpóreas.
II- O tecido epitelial não possui vasos sanguíneos e sua nutrição é feita pelo tecido nervoso.
III- Como exemplo de glândulas endócrinas temos a tireoide e a paratireoide.
IV- Glândulas mistas são aquelas que lançam suas secreções na corrente sanguínea e em cavidades abertas.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina