Logo Passei Direto
Buscar

Teoria da Comunicação

Colégio Objetivo
Um dos princípios culturais do Império Romano foi o surgimento e desenvolvimento do cristianismo – uma modalidade religiosa que se constitui na Idade Média, com o fim do Império Romano, como a religião preponderante. Em diálogo com o Cristianismo, surgiram alguns importantes pensadores que irão lançar sementes para a formação da Psicologia como conhecimento próprio. Levando em consideração as contribuições dos pensadores da Idade Média e Renascimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( V ) Santo Agostinho, inspirado em Platão, fazia uma separação entre alma e corpo. Porém, para ele, a alma não era apenas o lugar da razão, mas a confirmação de uma existência divina no homem.
( V ) São Tomás de Aquino, inspirado em Aristóteles, afirmava a separação entre essência e existência. Como Aristóteles, ele acreditava que o homem, na sua essência, procura a perfeição através de sua existência.
( F ) René Descartes (1596-1659), um dos filósofos do Renascimento que mais colaborou para o progresso da ciência, apostava no entendimento da inseparabilidade entre mente (alma, espírito) e corpo, postulando que o homem detém uma substância material e uma substância pensante.
A. ( ) V - F - F.
B. ( X ) V - V - F.
C. ( ) F - F - V.
D. ( ) F - V - F
User badge image
Estudando com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das sentenças para determinar a veracidade delas: 1. ( V ) Santo Agostinho, inspirado em Platão, fazia uma separação entre alma e corpo. Porém, para ele, a alma não era apenas o lugar da razão, mas a confirmação de uma existência divina no homem. É verdadeira. Santo Agostinho realmente fez essa separação e enfatizou a importância da alma como um reflexo da divindade. 2. ( V ) São Tomás de Aquino, inspirado em Aristóteles, afirmava a separação entre essência e existência. Como Aristóteles, ele acreditava que o homem, na sua essência, procura a perfeição através de sua existência. É verdadeira. São Tomás de Aquino realmente fez essa distinção e acreditava que a essência do homem está ligada à sua busca pela perfeição. 3. ( F ) René Descartes (1596-1659), um dos filósofos do Renascimento que mais colaborou para o progresso da ciência, apostava no entendimento da inseparabilidade entre mente (alma, espírito) e corpo, postulando que o homem detém uma substância material e uma substância pensante. É falsa. Descartes, na verdade, defendia a separação entre mente e corpo, propondo que a mente (ou alma) e o corpo são substâncias distintas. Com isso, a sequência correta é: V - V - F. Portanto, a alternativa correta é: B. ( X ) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Freud propôs no início de suas investigações clínicas que, para estudar as neuroses dos adultos, pudéssemos investigar as formações subjetivas da vida infantil. Assim o fez quando produziu a obra “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” em 1905, e quando em 1909 estudou o caso da “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”. Sobre a sexualidade infantil segundo a Psicanálise Freudiana, assinale a alternativa CORRETA:
C. ( X ) Para Freud, a sexualidade não se restringe somente à reprodução e nem apenas pelas atividades prazerosas ofertadas pelo aparelho genital. A sexualidade compreende uma gama de excitações e desejos existentes no sujeito desde sua infância.
A. ( ) Freud ampliou a concepção da sexualidade e do erotismo, compreendendo a sexualidade como uma metáfora para a vivência de união, transcendência e plenitude.
B. ( ) Freud entendia a sexualidade como uma energia vital que chamou de “orgone”. Na sua concepção, todos os conflitos do indivíduo se originavam por não deixar essa energia fluir livremente.
C. ( X ) Para Freud, a sexualidade não se restringe somente à reprodução e nem apenas pelas atividades prazerosas ofertadas pelo aparelho genital. A sexualidade compreende uma gama de excitações e desejos existentes no sujeito desde sua infância.
D. ( ) Para Freud, a sexualidade se circunscreve dentro da esfera do sexo, da genitalidade e da procriação e como estas dimensões afetam os sujeitos psiquicamente.

Mais conteúdos dessa disciplina