Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Não existe um conceito único para definir a expressão governança corporativa, pois cada autor e cada organização formam seus próprios conceitos. De acordo com os nossos estudos, todos os conceitos a seguir referem-se à Governança Corporativa, exceto:
a. Para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE (1999), a governança corporativa é o sistema pelo qual as corporações são dirigidas e controladas.
b. Já o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (2009) define a governança corporativa como um “sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle”.
c. Sob outro enfoque, Silva (2006, p. 5) define que a governança corporativa é “um conjunto de princípios e práticas que procura minimizar os potenciais conflitos de interesse entre os diferentes agentes da companhia (stakeholders) visando reduzir o custo de capital e aumentar tanto o valor da empresa quanto o retorno aos seus acionistas”.
d. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) define Governança Corporativa como uma área/setor das empresas comerciais, com função estritamente comercial.
e. Enquanto para Silveira (2010) a governança corporativa é um conjunto de mecanismos que funciona para assegurar que as tomadas de decisões referentes à corporação proporcionem a maximização de geração de valor de longo prazo para o negócio.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas não se refere à Governança Corporativa: a) Para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE (1999), a governança corporativa é o sistema pelo qual as corporações são dirigidas e controladas. - Esta definição está correta e se refere à Governança Corporativa. b) Já o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (2009) define a governança corporativa como um “sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle”. - Esta definição também está correta e se refere à Governança Corporativa. c) Sob outro enfoque, Silva (2006, p. 5) define que a governança corporativa é “um conjunto de princípios e práticas que procura minimizar os potenciais conflitos de interesse entre os diferentes agentes da companhia (stakeholders) visando reduzir o custo de capital e aumentar tanto o valor da empresa quanto o retorno aos seus acionistas”. - Esta definição é válida e se refere à Governança Corporativa. d) O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) define Governança Corporativa como uma área/setor das empresas comerciais, com função estritamente comercial. - Esta definição é a que não se encaixa corretamente no conceito de Governança Corporativa, pois limita a governança a uma função estritamente comercial, o que não abrange a totalidade do conceito. e) Enquanto para Silveira (2010) a governança corporativa é um conjunto de mecanismos que funciona para assegurar que as tomadas de decisões referentes à corporação proporcionem a maximização de geração de valor de longo prazo para o negócio. - Esta definição também está correta e se refere à Governança Corporativa. Portanto, a alternativa que não se refere à Governança Corporativa é: d) O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) define Governança Corporativa como uma área/setor das empresas comerciais, com função estritamente comercial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O que propunham os mecanismos de Governança Corporativa, à luz da Teoria da Agência?
a. Um único fator de boa governança, em que se destacaram, os mecanismos de governança corporativa, que são instrumentos capazes de reduzir a assimetria informacional, que contribuem para maximizar o valor de mercado da empresa, promovendo, assim, um ambiente de ético e de proteção legal aos acionistas (MENDES; FREIRE, 2014).
b. Poucos fatores de uma boa governança, em que se destacam, entre eles, os mecanismos de governança corporativa, que são instrumentos capazes de reduzir a assimetria informacional, que contribuem para maximizar o valor de mercado da empresa, promovendo, assim, um ambiente de ético e de proteção legal aos administradores (MENDES; FREIRE, 2014).
c. Poucos fatores de uma boa governança, em que se destacam, entre eles, os mecanismos de governança corporativa, que são instrumentos capazes de reduzir os prejuízos, que contribuem para maximizar o valor de mercado da empresa, promovendo, assim, um ambiente de ético e de proteção legal aos diretores (MENDES; FREIRE, 2014).
d. Vários fatores de uma boa governança, em que se destacam, entre eles, os mecanismos de governança corporativa, que são instrumentos capazes de reduzir a assimetria informacional, que contribuem para maximizar o valor de mercado da empresa, promovendo, assim, um ambiente de ético e de proteção legal aos acionistas (MENDES; FREIRE, 2014).
e. Diversos fatores de governança, em que se destacam, entre eles, os mecanismos de governança corporativa, que são instrumentos capazes de reduzir os prejuízos, que contribuem para maximizar o valor de mercado da empresa, promovendo, assim, um ambiente de ético e de proteção legal aos funcionários (MENDES; FREIRE, 2014).

A Governança Corporativa varia de acordo com a trajetória de desenvolvimento de cada país e a proteção direcionada aos investidores nas variadas economias. No entanto, é possível afirmar que:
Assinale a correta.
a. Em diferentes escalas, a Governança Corporativa tem possibilitado uma menor percepção das transações e das operações externas da empresa devido a uma maior precisão, clareza e objetividade na divulgação das informações contábeis (BLOK, 2017).
b. Em escalas idênticas, a Governança Corporativa tem possibilitado uma maior percepção das transações e das operações internas da empresa devido a uma maior precisão, clareza e objetividade na divulgação das informações econômico-financeiras (BLOK, 2017).
c. Em diferentes escalas, a Governança Corporativa tem possibilitado uma maior percepção das transações e das operações internas da empresa devido a uma maior precisão, clareza e objetividade na divulgação das informações econômico-financeiras (BLOK, 2017).
d. Em diferentes escalas, a Governança Corporativa tem possibilitado uma razoável percepção das transações e das operações externas da empresa devido a uma maior precisão, clareza e objetividade na divulgação das informações contábeis (BLOK, 2017).
e. Em várias escalas a Governança Corporativa tem possibilitado uma maior percepção das transações e das operações internas da empresa devido a uma maior precisão, clareza e objetividade na divulgação das informações administrativas (BLOK, 2017).

O controle e de gestão das firmas tiveram sua estrutura alterada em conjunto com as mudanças ocorridas na economia. Organizações que no passado estavam literalmente nas mãos dos proprietários, os quais detinham não só as ações, como também gestão das empresas, agora são surpreendidos com a separação das funções de administrador e proprietário. Essas alterações retro mencionadas, que ocorreram no mundo moderno, foram responsáveis por:
Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) A estrutura gerencial das organizações também passou por alterações, pois no passado o proprietário também era o gerente e o principal executivo, e atualmente existe uma clara separação entre os acionistas, detentores do capital, e os gestores (administradores).
( ) A estrutura gerencial das organizações não passou por alterações, pois no passado o proprietário também era o gerente e o principal executivo, e atualmente não há uma clara separação entre os acionistas, detentores do capital.
( ) A gestão das organizações passou a ser desempenhada profissionais gabaritados para tal, o que certamente contribuiu para a expansão dos negócios e consequentemente do patrimônio dessas organizações.
( ) A Teoria da Agência atua com vistas a proceder a análise dos eventuais conflitos e custos oriundos desta separação entre a propriedade e o controle do capital, o que certamente dá origem às chamadas assimetrias informacionais, aos riscos, bem como a dificuldades e problemas relacionados à relação principal-agente (JENSEN e MECKLING, 1976).
a. V, V, F, F.
b. F, F, F, F.
c. V, F, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina