Logo Passei Direto
Buscar

Marketing

Outros
O funcionário público “A” compareceu, durante a madrugada, na repartição pública onde presta serviços diariamente, e, após abrir a seção utilizando a chave que possui em razão da função desempenhada na Administração Pública, subtraiu todos os objetos de valor ali existentes, causando prejuízo aos cofres públicos. Na empreitada criminosa, teve auxílio de seu amigo “B”, profissional liberal, que possui uma caminhonete a qual foi utilizada para ocultar e transportar os objetos subtraídos.
Nesse caso, com base nas previsões normativas do Código Penal, marque a alternativa CORRETA:
A) “B” não responderá pelo crime de peculato, previsto no art. 312 do Código Penal, pela circunstância de não ser funcionário público, respondendo somente por furto qualificado, previsto no art. 155, § 4º, do Código Penal.
B) Por se tratar de objetos de propriedade da Administração Pública, ambos responderão pelo delito de furto de coisa comum, previsto no art. 156 do Código Penal.
C) “A” e “B” responderão pelo delito de corrupção ativa, previsto no art. 333 do Código Penal.
D) “A” e “B” responderão pelo crime de peculato, previsto no art. 312 do Código Penal.
User badge image
Discussões sobre Marketing

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto apresentado e as definições legais do Código Penal. A) “B” não responderá pelo crime de peculato, previsto no art. 312 do Código Penal, pela circunstância de não ser funcionário público, respondendo somente por furto qualificado, previsto no art. 155, § 4º, do Código Penal. - Correto que “B” não é funcionário público, mas ele participou da ação criminosa, o que pode implicar em responsabilidade. B) Por se tratar de objetos de propriedade da Administração Pública, ambos responderão pelo delito de furto de coisa comum, previsto no art. 156 do Código Penal. - O furto de coisa comum não se aplica aqui, pois os objetos são de propriedade pública e a situação envolve um funcionário público. C) “A” e “B” responderão pelo delito de corrupção ativa, previsto no art. 333 do Código Penal. - A corrupção ativa se refere a oferecer vantagem indevida a um funcionário público, o que não é o caso aqui. D) “A” e “B” responderão pelo crime de peculato, previsto no art. 312 do Código Penal. - O crime de peculato se refere à apropriação de bens públicos por um funcionário público, e “A” cometeu esse crime. “B”, ao ajudar, também pode ser responsabilizado. Diante da análise, a alternativa correta é: D) “A” e “B” responderão pelo crime de peculato, previsto no art. 312 do Código Penal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina