Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir:

"(...) Norman (2013) afirma que affordances podem ser definidos como relações entre as propriedades de um objeto e as capacidades de um agente que determinam como o objeto poderá ser usado. Assim, uma certa oportunidade pode estar disponível para uma pessoa e não estar disponível para outra. Caso não esteja disponível, falta complementaridade entre as características do produto e as habilidades, capacidades e limitações do indivíduo. Neste âmbito, o papel do designer é compreender a relação que se forma e fazer ajustes no produto para garantir o nível desejado de acessibilidade às oportunidades." (....)

Os princípios da interação entre ser humano e computador seguem um conceito trazido por Norman, que foi emprestado da psicologia: o affordance. Em linhas gerais, o affordance, em design, refere-se a ter noção do que um elemento ou objeto faz e de como ele é utilizado, sem a necessidade de rótulos ou instruções.

A ideia de Norman, ao aplicar esse princípio em design, seria justamente a de tirar proveito das noções preexistentes que o usuário tem de como os objetos são manipulados no mundo real, de forma a conseguir deduzir suas funcionalidades, trazendo essa experiência para as interfaces gráficas e melhorando, por conseguinte, a usabilidade.

Dentro disso, há a especificação de quatro critérios de qualidade de uso que prezam pela utilidade, pela facilidade de aprendizado, pela segurança, pela eficácia e eficiência e por quão agradável um sistema ou uma interface é de se utilizar. Confira, a seguir, esses quatro critérios e suas especificações:

Usabilidade: qualidade de um sistema ou interface que envolve facilidade de uso, aprendizado e memorização, segurança, flexibilidade, produtividade, utilidade e satisfação do usuário;
Experiência do usuário: impressões e/ou sensações evocadas no usuário ao utilizar um sistema ou interface, como envolvimento, satisfação e interação agradável;
Acessibilidade: qualidade de sistemas e interfaces que não discriminam seus usuários, mesmo aqueles com necessidades especiais, envolvendo inclusão social e digital;
Comunicabilidade: refere-se à expressão de um sistema ou interface de acordo com um contexto e a como o usuário interpreta a aplicação, ou seja, é como a mensagem do designer é comunicada ao usuário, e se o usuário conseguiu compreender/captar essa mensagem. Usabilidade, comunicabilidade e acessibilidade estão inter-relacionadas, permitindo melhorar e/ou aprimorar a experiência do usuário.
Além disso, cada aspecto da interação entre humano e computador associa-se a um conceito.

Sabendo disso, analise a figura a seguir, que apresenta uma tela do software Microsoft® Word™ na qual aparece, em destaque, o botão "Pincel de Formatação", juntamente com o seu texto explicativo, que indica o seu significado, as teclas de atalho e como utilizá-lo:

Imagem questão 15.jpg

Fonte: Print de tela do aplicativo Microsoft Office Word

Com base no contexto apresentado e do ponto de vista da interação entre humano e computador, qual conceito está presente na interface gráfica apresentada na imagem?


( ) Acessibilidade, pois o ícone do pincel ajuda pessoas com deficiência visual.

( ) Usabilidade, pois o sistema é intuitivo e autoexplicativo.

( ) Princípio da proximidade, pois o pincel está ao lado da edição de fonte.

( ) Comunicabilidade, pois o sistema está conversando com o usuário.

( ) Tempo de resposta, pois, assim que clica no botão, o usuário vê o texto.
User badge image
Carlos H. P. Sousa

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas apresentadas com base no contexto do texto e na interface do Microsoft Word. 1. Acessibilidade, pois o ícone do pincel ajuda pessoas com deficiência visual. - Embora a acessibilidade seja importante, o texto não menciona que o ícone é especificamente voltado para pessoas com deficiência visual. 2. Usabilidade, pois o sistema é intuitivo e autoexplicativo. - Essa alternativa parece se encaixar bem, já que o texto fala sobre a usabilidade e como o design deve ser intuitivo para o usuário. 3. Princípio da proximidade, pois o pincel está ao lado da edição de fonte. - O princípio da proximidade é relevante, mas não é o foco principal do texto, que discute mais sobre a usabilidade e a comunicação. 4. Comunicabilidade, pois o sistema está conversando com o usuário. - Essa alternativa também é válida, pois a comunicabilidade se refere à forma como a interface expressa suas funções ao usuário. 5. Tempo de resposta, pois, assim que clica no botão, o usuário vê o texto. - O tempo de resposta é um aspecto importante, mas não é o foco principal do texto. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com o conceito apresentado no texto e que se refere à interação entre humano e computador é: ( ) Usabilidade, pois o sistema é intuitivo e autoexplicativo. Essa opção reflete a ideia de que a interface deve ser fácil de usar e entender, o que é um dos principais objetivos do design centrado no usuário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina