Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
A sedimentoscopia da urina é realizada a partir da avaliação do sedimento urinário ao microscópio óptico, podendo ser feita em lâminas convencionais, ou ainda, em lâminas especiais como a Câmara de Neubauer ou a K-Cell.
Sobre a avaliação do sedimento urinário, assinale a alternativa correta:
Presença de leucócitos nas amostras urinárias é comum, não sendo indicativo de quadro patológico.
As hemácias geralmente são encontradas em grande quantidade nas amostras urinárias e, sua presença pode indicar quadros de lesão no sistema urinário.
Na avaliação do sedimento urinário são observados elementos como células, hemácias, leucócitos, cristais, cilindros, muco e, ainda nos permite observar outros elementos como bactérias, leveduras e parasitas.
As células epiteliais mais frequentes nas amostras urinárias são as do tipo tubular, derivadas dos túbulos renais e, sua presença em abundância indica que a coleta da amostra não foi realizada adequadamente.
Os cristais são formados pela precipitação de elementos inorgânicos como fosfato, cálcio e magnésio, sendo que pequenas quantidades desses elementos nas amostras urinárias podem indicar quadro de insuficiência renal.
User badge image
Questões Para a Compreensão

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa correta sobre a avaliação do sedimento urinário é: "Na avaliação do sedimento urinário são observados elementos como células, hemácias, leucócitos, cristais, cilindros, muco e, ainda nos permite observar outros elementos como bactérias, leveduras e parasitas." Essa afirmação é verdadeira, pois a sedimentoscopia realmente permite a identificação de diversos componentes no sedimento urinário. As outras alternativas contêm informações incorretas ou imprecisas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Amostras de urina, após serem coletadas, necessitam de processamento imediato. Caso isso não seja possível, a amostra deve permanecer refrigerada por tempo limitado a fim de minimizar alterações bioquímicas e microbiológicas, as quais, podem mudar o perfil do material e interferir na interpretação dos resultados.
O texto acima retrata uma realidade quanto aos critérios pré-analíticos em relação à coleta e preservação de amostras de urina. De acordo com seus conhecimentos acerca do assunto, no que apresenta alterações bioquímicas e microbiológicas que podem se apresentar em amostras de urina não preservadas, assinale a alternativa correta:
Alteração na esterase leucocitária, porque com o passar do tempo a enzima sofre alteração; superestimação da contagem de Gram negativos e subestimação da contagem de Gram positivos.
Redução na concentração de proteínas caso presentes, porque as bactérias realizam a sua degradação; alteração no perfil de bactérias, permanecendo apenas as constituintes da microbiota normal.
Alteração de pH, pois as bactérias diminuem o pH por processarem proteínas que sempre estão presentes na urina; contagem superestimada de bactérias pois os microrganismos podem se multiplicar em amostras não preservadas/refrigeradas.
Alteração de pH, porque algumas bactérias produzem enzima urease que degrada ureia em amônia, aumentando o pH; contagem superestimada de bactérias pois os microrganismos podem se multiplicar em amostras não preservadas/refrigeradas.
Aumento na concentração de glicose, pois as bactérias degradam os açúcares de maior tamanho presentes na urina; contagem subestimada de bactérias pois os microrganismos morrem na amostra, fora do corpo humano por mais de duas horas.

Mais conteúdos dessa disciplina