Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
Os distúrbios plaquetários relacionados à diminuição de plaquetas são chamados de trombocitopenias ou plaquetopenias, e sua característica principal é a contagem absoluta de plaquetas inferior a 140.000/mm3, mas com função plaquetária preservada. Esse déficit numeral dá origem ao aparecimento de petéquias e púrpuras cutâneas e é responsável por sangramentos espontâneos em mucosas e sangramentos prolongados após traumas.
Considerando o texto apresentado sobre a trombocitopenia, analise as afirmativas a seguir:
I.A contagem de plaquetas baixa, sem exceção, deverá ter seu processo cuidadosamente revisado, especialmente, na lâmina.
II.A contagem de plaquetas pode ser realizada por métodos diretos pela forma automatizada ou manual em câmara de Neubauer.
III.A trombocitopenia é encontrada frequentemente no laboratório, por isso, ele pode perguntar a indicação da realização do exame e o próprio paciente relatar alguma queixa sobre sangramentos.
IV.O ideal é proceder a confirmação da contagem baixa de plaquetas sem solicitação de um novo exame, já que foi revisado, não correndo risco de erro técnico, analítico ou ainda de agregação in vitro.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. A contagem de plaquetas baixa, sem exceção, deverá ter seu processo cuidadosamente revisado, especialmente, na lâmina. Verdadeiro, é importante revisar o processo para garantir a precisão dos resultados. II. A contagem de plaquetas pode ser realizada por métodos diretos pela forma automatizada ou manual em câmara de Neubauer. Verdadeiro, existem métodos automatizados e manuais para a contagem de plaquetas. III. A trombocitopenia é encontrada frequentemente no laboratório, por isso, ele pode perguntar a indicação da realização do exame e o próprio paciente relatar alguma queixa sobre sangramentos. Verdadeiro, a trombocitopenia é uma condição comum e os pacientes frequentemente relatam queixas relacionadas a sangramentos. IV. O ideal é proceder a confirmação da contagem baixa de plaquetas sem solicitação de um novo exame, já que foi revisado, não correndo risco de erro técnico, analítico ou ainda de agregação in vitro. Falso, é sempre recomendável confirmar a contagem baixa de plaquetas com um novo exame, pois erros podem ocorrer. Com base na análise, as afirmativas verdadeiras são I, II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Amostras de urina, após serem coletadas, necessitam de processamento imediato. Caso isso não seja possível, a amostra deve permanecer refrigerada por tempo limitado a fim de minimizar alterações bioquímicas e microbiológicas, as quais, podem mudar o perfil do material e interferir na interpretação dos resultados.
O texto acima retrata uma realidade quanto aos critérios pré-analíticos em relação à coleta e preservação de amostras de urina. De acordo com seus conhecimentos acerca do assunto, no que apresenta alterações bioquímicas e microbiológicas que podem se apresentar em amostras de urina não preservadas, assinale a alternativa correta:
Alteração na esterase leucocitária, porque com o passar do tempo a enzima sofre alteração; superestimação da contagem de Gram negativos e subestimação da contagem de Gram positivos.
Redução na concentração de proteínas caso presentes, porque as bactérias realizam a sua degradação; alteração no perfil de bactérias, permanecendo apenas as constituintes da microbiota normal.
Alteração de pH, pois as bactérias diminuem o pH por processarem proteínas que sempre estão presentes na urina; contagem superestimada de bactérias pois os microrganismos podem se multiplicar em amostras não preservadas/refrigeradas.
Alteração de pH, porque algumas bactérias produzem enzima urease que degrada ureia em amônia, aumentando o pH; contagem superestimada de bactérias pois os microrganismos podem se multiplicar em amostras não preservadas/refrigeradas.
Aumento na concentração de glicose, pois as bactérias degradam os açúcares de maior tamanho presentes na urina; contagem subestimada de bactérias pois os microrganismos morrem na amostra, fora do corpo humano por mais de duas horas.

Mais conteúdos dessa disciplina