Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
A resposta imunológica do ser humano pode ser definida como o conjunto de reações do organismo à presença de um elemento identificado como não próprio pelo hospedeiro. O somatório dessa resposta com os agentes que a propiciam denomina-se sistema imunológico – ou sistema imune. A resposta imune é dividida em duas vertentes: a resposta imune inata e a resposta imune adaptativa.
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre a resposta imunológica, analise as afirmativas a seguir:
I. No controle das parasitoses onde os protozoários são os agentes infecciosos, vários mecanismos das respostas imunes podem ser ativados.
II. No caso dos helmintos, a resposta imune é baseada na produção de interleucinas, que estimulam a produção de imunoglobulina E (IgE) e, principalmente, eosinófilos.
III. Nos pacientes imunodeprimidos, protozoários com mecanismos de escape à resposta imune conseguem burlar a ação destes mecanismos de defesa, exigindo a ação da resposta imune adaptativa.
IV. Nos casos de parasitoses, independente de qual seja o parasita, os mecanismos de defesa utilizados pelo sistema imune sempre serão os mesmos, pois nosso sistema imunológico infelizmente é um sistema falho e simples.
I, apenas.
I I e I V, apenas.
I I I e I V, apenas.
I, I I e I I I, apenas.
I, I I, I I I e I V.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. No controle das parasitoses onde os protozoários são os agentes infecciosos, vários mecanismos das respostas imunes podem ser ativados. Verdadeiro, a resposta imune pode envolver tanto a resposta inata quanto a adaptativa para combater protozoários. II. No caso dos helmintos, a resposta imune é baseada na produção de interleucinas, que estimulam a produção de imunoglobulina E (IgE) e, principalmente, eosinófilos. Verdadeiro, a resposta imune contra helmintos geralmente envolve a produção de IgE e a ativação de eosinófilos. III. Nos pacientes imunodeprimidos, protozoários com mecanismos de escape à resposta imune conseguem burlar a ação destes mecanismos de defesa, exigindo a ação da resposta imune adaptativa. Falso, a resposta imune adaptativa pode ser comprometida em pacientes imunodeprimidos, e não necessariamente "exige" a ação dela, pois a resposta inata pode ser insuficiente. IV. Nos casos de parasitoses, independente de qual seja o parasita, os mecanismos de defesa utilizados pelo sistema imune sempre serão os mesmos, pois nosso sistema imunológico infelizmente é um sistema falho e simples. Falso, os mecanismos de defesa podem variar dependendo do tipo de parasita (protozoários, helmintos, etc.) e não são sempre os mesmos. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Amostras de urina, após serem coletadas, necessitam de processamento imediato. Caso isso não seja possível, a amostra deve permanecer refrigerada por tempo limitado a fim de minimizar alterações bioquímicas e microbiológicas, as quais, podem mudar o perfil do material e interferir na interpretação dos resultados.
O texto acima retrata uma realidade quanto aos critérios pré-analíticos em relação à coleta e preservação de amostras de urina. De acordo com seus conhecimentos acerca do assunto, no que apresenta alterações bioquímicas e microbiológicas que podem se apresentar em amostras de urina não preservadas, assinale a alternativa correta:
Alteração na esterase leucocitária, porque com o passar do tempo a enzima sofre alteração; superestimação da contagem de Gram negativos e subestimação da contagem de Gram positivos.
Redução na concentração de proteínas caso presentes, porque as bactérias realizam a sua degradação; alteração no perfil de bactérias, permanecendo apenas as constituintes da microbiota normal.
Alteração de pH, pois as bactérias diminuem o pH por processarem proteínas que sempre estão presentes na urina; contagem superestimada de bactérias pois os microrganismos podem se multiplicar em amostras não preservadas/refrigeradas.
Alteração de pH, porque algumas bactérias produzem enzima urease que degrada ureia em amônia, aumentando o pH; contagem superestimada de bactérias pois os microrganismos podem se multiplicar em amostras não preservadas/refrigeradas.
Aumento na concentração de glicose, pois as bactérias degradam os açúcares de maior tamanho presentes na urina; contagem subestimada de bactérias pois os microrganismos morrem na amostra, fora do corpo humano por mais de duas horas.

Mais conteúdos dessa disciplina