Os conselhos — como organismos públicos — e os conselheiros — como sujeitos coletivos — contribuem para a “democratização da gestão pública, a ampliação quantitativa e qualitativa da participação, a condução coletiva de políticas sociais, a responsabilização de governantes, o controle social proativo e para o intercâmbio de informações entre população e poder local”.
Fonte: SILVA, Áquilas M. L. A. da; CASTRO, Marcos J. de; SERPA, Paulo (Org.). Planejamento orçamentário municipal: o PPA, a LDO e a LOA em perguntas e respostas. São Paulo: Fundação Prefeito Faria Lima — Cepam, 2006.
A partir da leitura do texto acima, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
Os Conselhos podem ser considerados como mecanismos que possibilitam o controle social das ações governamentais.
b.
O Estado tem instituído Conselhos, nos quais os servidores públicos são considerados fundamentais.
c.
No Brasil são poucos os Conselhos Gestores, sendo criados apenas por Lei Federal.
d.
A principal configuração do Conselho é ser considerado um órgão de responsabilidade do Estado.
e.
A criação dos Conselhos é uma obrigação apenas do Estado, que possui a maioria de membros o representando.
Ed
há 3 dias
Vamos analisar as alternativas uma a uma, com base no texto apresentado. a) Os Conselhos podem ser considerados como mecanismos que possibilitam o controle social das ações governamentais. - Esta opção está alinhada com a ideia de que os conselhos contribuem para a democratização da gestão pública e o controle social proativo. b) O Estado tem instituído Conselhos, nos quais os servidores públicos são considerados fundamentais. - Embora os servidores públicos possam participar, a ênfase do texto está na participação da população e no controle social, não apenas nos servidores. c) No Brasil são poucos os Conselhos Gestores, sendo criados apenas por Lei Federal. - Essa afirmação não é verdadeira, pois existem conselhos em diferentes níveis e esferas, não se limitando apenas a leis federais. d) A principal configuração do Conselho é ser considerado um órgão de responsabilidade do Estado. - Os conselhos são organismos públicos, mas a principal função deles é a participação social e o controle, não apenas serem órgãos do Estado. e) A criação dos Conselhos é uma obrigação apenas do Estado, que possui a maioria de membros o representando. - Essa afirmação é incorreta, pois a criação dos conselhos envolve a participação da sociedade civil, não sendo uma obrigação exclusiva do Estado. Após essa análise, a alternativa correta é: a) Os Conselhos podem ser considerados como mecanismos que possibilitam o controle social das ações governamentais.