Logo Passei Direto
Buscar
José Ricardo Oriá Fernandes aponta vários prejuízos que a concepção apresentada na epígrafe causou no ensino de História no Brasil, os quais a Lei nº 10.639/2003 veio retificar.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Apesar da renovação teórico-metodológica da História nos últimos anos, o conteúdo programático dessa disciplina na escola fundamental tem valorizado uma visão monocultural e eurocêntrica sobre o nosso passado.
II. Oculta-se o genocídio e etnocídio praticado contra as populações indígenas no Brasil: eram cerca de cinco milhões à época do chamado “descobrimento”, hoje não passam de 350 mil índios.
III. Os currículos e manuais didáticos silenciam e chegam até a omitir a condição de sujeitos históricos das populações negras e ameríndias, e têm contribuído para elevação dos índices de evasão e repetência de crianças advindas dos estratos sociais mais pobres.
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. Apesar da renovação teórico-metodológica da História nos últimos anos, o conteúdo programático dessa disciplina na escola fundamental tem valorizado uma visão monocultural e eurocêntrica sobre o nosso passado. Verdadeiro, essa afirmativa reflete uma crítica comum ao ensino de História, que muitas vezes ainda privilegia uma perspectiva eurocêntrica. II. Oculta-se o genocídio e etnocídio praticado contra as populações indígenas no Brasil: eram cerca de cinco milhões à época do chamado “descobrimento”, hoje não passam de 350 mil índios. Verdadeiro, essa afirmativa é correta e destaca uma questão importante sobre a história das populações indígenas no Brasil. III. Os currículos e manuais didáticos silenciam e chegam até a omitir a condição de sujeitos históricos das populações negras e ameríndias, e têm contribuído para elevação dos índices de evasão e repetência de crianças advindas dos estratos sociais mais pobres. Verdadeiro, essa afirmativa também é correta, pois aponta para a omissão da história e da contribuição dessas populações nos currículos escolares. Dessa forma, todas as afirmativas (I, II e III) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: d) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considere o processo educativo e avalie o que se afirma a respeito desses textos.
De acordo com as afirmacoes, a sequência correta é
( ) O direito à história encaminha-se para a compreensão da história afro-brasileira e indígena contemporânea de maneira positiva, privilegiando passados auráticos da África-mãe e do Período Pré-Cabralino, procurando-se evitar a abertura de cicatrizes já fechadas em nossa sociedade.
( ) A história dos descendentes de africanos e de indígenas também pode ser mais do que um estudo do passado, pois, embora a percepção tardia do passado evidencie o lastro temporal que distancia o narrador e sua época do passado, o presente também pode favorecer uma visão do ocorrido em ponto de observação privilegiado.
( ) A positivação de memórias de ascendência africana e nativo-americanas, dando visibilidade a registros e a imagens negras e indígenas, tendo em vista as dores e ressentimentos históricos advindos de séculos de escravização, objetiva reparar a invisibilidade histórica dessas parcelas da população e os preconceitos raciais decorrentes desse processo.
( ) As reorientações das narrativas fundadoras do Brasil devem buscar a compreensão de dinâmicas sociais mais amplas, em detrimento das trajetórias e biografias de personagens afrodescendentes e indígenas, uma vez que tais abordagens conduzem à exaltação e à mitificação de sujeitos individuais, ao invés de valorizar as lutas de toda a sociedade.
( ) Assim como a ausência de memórias e histórias de um determinado grupo social dificulta construções identitárias positivas pelas pessoas desse grupo, a presença hegemônica, no currículo escolar, de memórias e histórias de um grupo específico pode promover a construção de identidades que alimentem uma percepção de superioridade em relação aos outros grupos sub-representados na cultura escolar.
a) V, F, F, V, F.
b) V, F, V, V, F.
c) F, V, V, F, V.
d) F, V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina