Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Em certo instante, um termômetro de mercúrio com paredes de vidro, que se encontra à temperatura ambiente, é imerso em um vaso que contém água a 100 ºC. Observa-se que, no início, o nível da coluna de mercúrio cai um pouco e, depois, se eleva muito acima do nível inicial. Qual das alternativas apresenta uma explicação correta para esse fato?
a) A dilatação do vidro das paredes do termômetro se inicia antes da dilatação do mercúrio.
b) O coeficiente de dilatação volumétrica do vidro das paredes do termômetro é maior que o do mercúrio.
c) A tensão superficial do mercúrio aumenta em razão do aumento da temperatura.
d) A temperatura ambiente, o mercúrio apresenta um coeficiente de dilatação volumétrica negativo, tal como a água entre 0 ºC e 4 ºC.
e) O calor específico do vidro das paredes do termômetro é menor que o do mercúrio.
f) Não sei.
User badge image
Questões Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar a situação apresentada. Quando o termômetro é imerso em água a 100 ºC, o que acontece é que o mercúrio inicialmente se contrai, pois o vidro do termômetro aquece primeiro. Após isso, o mercúrio se expande rapidamente, subindo na coluna do termômetro. Agora, vamos analisar as alternativas: a) A dilatação do vidro das paredes do termômetro se inicia antes da dilatação do mercúrio. - Correto, o vidro aquece primeiro, fazendo o mercúrio inicialmente cair. b) O coeficiente de dilatação volumétrica do vidro das paredes do termômetro é maior que o do mercúrio. - Incorreto, o mercúrio se expande mais que o vidro. c) A tensão superficial do mercúrio aumenta em razão do aumento da temperatura. - Incorreto, isso não explica o comportamento do termômetro. d) A temperatura ambiente, o mercúrio apresenta um coeficiente de dilatação volumétrica negativo, tal como a água entre 0 ºC e 4 ºC. - Incorreto, o mercúrio não tem coeficiente de dilatação volumétrica negativo. e) O calor específico do vidro das paredes do termômetro é menor que o do mercúrio. - Incorreto, isso não é relevante para a explicação do fenômeno. Portanto, a alternativa correta que explica o fenômeno observado é: a) A dilatação do vidro das paredes do termômetro se inicia antes da dilatação do mercúrio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina