Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as recomendações da ANVISA sobre “Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS”, em relação às medidas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de cateteres venosos centrais:
I - Utilização de gaze ou curativo estéril transparente semipermeável para cobrir o sítio de inserção.
II - Remoção de todo e qualquer cateter assim que não for essencial para o tratamento.
III - Utilização sempre de clorexidina 2% para a desinfecção da pele antes da inserção do cateter.
IV - Utilização de antimicrobianos sistêmicos ou intranasais rotineiramente.
a. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. As afirmativas II e III estão corretas.
d. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação às recomendações da ANVISA sobre infecções relacionadas ao uso de cateteres venosos centrais: I - Utilização de gaze ou curativo estéril transparente semipermeável para cobrir o sítio de inserção. Verdadeiro, essa é uma recomendação comum para proteger o local de inserção do cateter. II - Remoção de todo e qualquer cateter assim que não for essencial para o tratamento. Verdadeiro, essa é uma prática recomendada para reduzir o risco de infecções. III - Utilização sempre de clorexidina 2% para a desinfecção da pele antes da inserção do cateter. Verdadeiro, a clorexidina é frequentemente recomendada para a desinfecção da pele antes da inserção de cateteres. IV - Utilização de antimicrobianos sistêmicos ou intranasais rotineiramente. Falso, a utilização de antimicrobianos não é uma prática rotineira e deve ser feita com cautela, apenas quando necessário. Com base nessa análise, as afirmativas I, II e III estão corretas, mas a IV está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: e) As afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda transmissível, de distribuição universal, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações e em óbito. De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2013), com relação ao controle da fonte de infecção por coqueluche no ambiente hospitalar, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O isolamento tipo respiratório por aerossóis está indicado durante o período de transmissibilidade a fim de reduzir o risco de contaminação de outras crianças expostas.
b. Enquanto o paciente estiver transmitindo a bactéria, pode haver compartilhamento com mais de um paciente com ou sem o mesmo diagnóstico, desde que a porta do quarto seja mantida fechada.
c. Enquanto o paciente estiver transmitindo a bactéria, pode haver compartilhamento com mais de um paciente com ou sem o mesmo diagnóstico, desde que se respeite o espaçamento mínimo de um metro entre os leitos.
d. O isolamento respiratório está indicado em quartos com mais de um paciente com ou sem o mesmo diagnóstico, desde que se respeite o espaçamento mínimo de um metro entre os leitos e que a porta seja mantida fechada por todo o tempo.
e. O isolamento tipo respiratório por gotículas está indicado durante o período de transmissibilidade a fim de reduzir o risco de contaminação de outras crianças expostas.

Mais conteúdos dessa disciplina