Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
[Observações de Células Vegetais e suas Estruturas] As células vegetais são adjacentes, justapostas e firmemente fixadas pela lamela mediana das paredes, eliminando a necessidade de junções de adesão, como ocorre nas células animais. A composição e a classificação da parede celular podem definir algumas funções.
Sobre a estrutura observada para as células pétreas de pera, assinale a alternativa CORRETA:
A São paredes rígidas, presentes em células mortas, conferindo resistência à estrutura do tecido vegetal em que está depositada, e rompimento celular em caso de entrada e excesso de água.
B São paredes rígidas que proporcionam o transporte e a troca de substâncias e estímulos, sendo ainda as estruturas responsáveis pelo transporte de hormônios de crescimento e amadurecimento do fruto.
C São paredes rígidas que não permitem o crescimento celular e sua viscosidade promove regulação de entrada e saída de água.
D Em células pétreas há a presença de parede primária espessa, depositada internamente à parede secundária.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as células pétreas de pera: A) São paredes rígidas, presentes em células mortas, conferindo resistência à estrutura do tecido vegetal em que está depositada, e rompimento celular em caso de entrada e excesso de água. - Esta opção menciona que as paredes são rígidas e que estão presentes em células mortas, o que é verdade, mas a parte sobre rompimento celular não é precisa. B) São paredes rígidas que proporcionam o transporte e a troca de substâncias e estímulos, sendo ainda as estruturas responsáveis pelo transporte de hormônios de crescimento e amadurecimento do fruto. - Esta opção não é correta, pois as paredes celulares não são responsáveis pelo transporte de substâncias; isso é feito por células especializadas. C) São paredes rígidas que não permitem o crescimento celular e sua viscosidade promove regulação de entrada e saída de água. - Embora as paredes rígidas não permitam o crescimento celular, a parte sobre viscosidade não se aplica às paredes celulares. D) Em células pétreas há a presença de parede primária espessa, depositada internamente à parede secundária. - Esta opção está incorreta, pois as células pétreas possuem uma parede secundária espessa, e não uma parede primária espessa. Após analisar todas as alternativas, a opção que melhor se encaixa na descrição correta sobre as células pétreas de pera é a A, pois fala sobre a resistência e a presença de células mortas, embora tenha um erro na parte sobre rompimento celular. Portanto, a resposta correta é a) A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina