Logo Passei Direto
Buscar
Trabalhadores terceiros, sem experiência entram na subestação para a realização de escavação de vala e construção de rede de esgoto; realizam entrevista com o técnico da empresa contratante para a delimitação da área de escavação; demarcação da área a ser escavada é realizada com tela plástica e fita zebrada em torno do banco de capacitores; é feita uma avaliação de risco não documentada; não é realizada a “análise de risco” formal; tem-se o início dos trabalhos no dia seguinte, retirando os bloquetes que recobriam o piso do local; há escavação de vala utilizando picaretas, alavancas “talhadeiras” e pás de uso comum, sem cabos com proteção isolante; ao alcançar a profundidade de 70 cm, aproximadamente, o ajudante XZ, empunhando a alavanca talhadeira, tocou a rede subterrânea de 13,8 KVa, onde ficou agarrado e em chamas. Permaneceu “agarrado”, queimando, até desligamento da rede por um funcionário da contratante, pois o sistema não desligou automaticamente. A vítima veio a óbito.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
I - A análise de risco é uma barreira essencial, denominada barreira funcional.
II - A demarcação da área a ser escavada com tela plástica e fita zebrada é simbólica.
III - Picaretas, alavancas “talhadeiras” e pás com proteção isolante poderiam ser medidas para minimizar esse acidente.
IV - A contratação de trabalhadores terceiros, sem experiência em atividade de risco, mostra falha no procedimento de admissão de serviço, tornando-se uma barreira simbólica.
F, V, V, V.
F, V, F, V.
F, V, F, F.
F, F, V, V.
V, V, F, V.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das assertivas: I - A análise de risco é uma barreira essencial, denominada barreira funcional. É verdadeira (V). A análise de risco é uma etapa fundamental para identificar perigos e implementar medidas de controle, funcionando como uma barreira funcional para a segurança do trabalho. II - A demarcação da área a ser escavada com tela plástica e fita zebrada é simbólica. É verdadeira (V). A demarcação com esses materiais é uma forma de sinalização, mas não oferece proteção real contra os riscos presentes na área. III - Picaretas, alavancas “talhadeiras” e pás com proteção isolante poderiam ser medidas para minimizar esse acidente. É falsa (F). Ferramentas como picaretas e alavancas não têm proteção isolante e, portanto, não são adequadas para o trabalho em áreas com risco elétrico, como no caso da rede subterrânea de 13,8 KVa. IV - A contratação de trabalhadores terceiros, sem experiência em atividade de risco, mostra falha no procedimento de admissão de serviço, tornando-se uma barreira simbólica. É verdadeira (V). A contratação de trabalhadores sem a devida experiência em atividades de risco é uma falha que pode ser considerada uma barreira simbólica, pois não oferece a proteção necessária. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte relato: “Após uma manutenção no forno elétrico de grande porte de uma Siderúrgica, o operador da ponte rolante começou a posicionar o elétrodo (500 kg) no forno, mas ocorreu um deslocamento no elétrodo que gerou um balanço anormal. Nesse instante, o elétrodo se chocou com a guia que conduzia até o posicionamento correto, o choque com a parte fixa quebrou parte do elétrodo, que caiu sobre a abobada (Tampa do Forno), quebrando seis conexões da tubulação de refrigeração (água). Com a quebra, houve grande vazamento de água para o interior do forno. Após a quebra, o trabalhador saiu da cabine de operação para identificar melhor a situação. Quando chegou ao local, verificou a situação do vazamento, mas a interpretação inicial do trabalhador era de que não havia aço derretido para gerar o risco de explosão, pois o forno estava desligado há duas horas, haviam enchido a panela de sucata e, pela experiência do trabalhador, a água não era para chegar ao aço derretido. Nesse instante, a água, por ser em grande quantidade, atingiu parte do aço derretido, na parte inferior da panela. A água deve ter percorrido parte da sucata que havia sido colocada para ser executada na próxima fornada, e também passado pela escória que, depois das duas horas, deveria estar no estado sólido, bem espessa. Podemos dizer que a água chegou à parte derretida do aço e com isso gerou a explosão, na qual parte do vapor projetado veio a atingir o empregado, causando queimaduras de 1º e 2º Grau”.
Sobre o acidente, assinale as assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro, ou F para Falso:
I. Se as ações adotadas na NR 14 fossem tomadas, não ocorreria o acidente.
II. O acidente ocorreu devido a uma interação de atividade, envolvendo o operador da ponte rolante e o operador da produção, que estava na cabine.
III. O operador da produção estava exercendo sua função ao ir ao local verificar os danos ocorridos da quebra do elétrodo.
IV. O acidente mostra que é preciso haver atualização na NR 14 para evitar esse tipo de acidente.
Opção A: F, V, F, F.
Opção B: F, F, V, V.
Opção C: F, V, F, V.
Opção D: F, V, V, V.
Opção E: V, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina