Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
As competências profissionais do profissional de educação física envolvem o conjunto integrado de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam a atuação eficiente e ética no planejamento, execução e avaliação das intervenções educativas. A formação do profissional deve garantir não apenas o domínio técnico, mas também a capacidade crítica e reflexiva para lidar com as demandas sociais e as especificidades do público atendido.
Com base no texto, qual das alternativas melhor define o conceito de competências profissionais para o profissional de educação física?
Aplicar técnicas de treinamento rigorosas para alcançar alto desempenho atlético.
Focar exclusivamente na execução prática das atividades, sem considerar aspectos sociais ou éticos.
Integrar conhecimentos técnicos, práticos e éticos com uma reflexão crítica sobre o contexto e necessidades dos indivíduos atendidos.
Seguir apenas protocolos estabelecidos pelas instituições sem realizar adaptações.
Priorizar o domínio teórico em detrimento das habilidades práticas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A alternativa que melhor define o conceito de competências profissionais para o profissional de educação física, com base no texto apresentado, é: Integrar conhecimentos técnicos, práticos e éticos com uma reflexão crítica sobre o contexto e necessidades dos indivíduos atendidos. Essa opção abrange a formação integral que o profissional deve ter, considerando tanto os aspectos técnicos quanto as demandas sociais e éticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Há de se reconhecer que quando um direito não é garantido, como o direito a brincar, outros em consonância também não são, como o direito à saúde, liberdade e desenvolvimento pleno. Neste sentido, entendemos que uma garantia de direito está imbricada com a outra. Dessa maneira, é necessário estudar, discutir e agir para que esses direitos sejam reconhecidos e garantidos, assim como o direito a brincar.
No que diz respeito aos direitos do brincar, analise as alternativas a seguir:
I. No desenvolvimento da garantia de direitos, tivemos, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU,1948), que estabelece em seu artigo 24 “o direito ao repouso e ao lazer”. A declaração, entretanto, não tratava especificamente da criança, mas sim de todas as pessoas, e nem da expressão do brincar, e sim do lazer.
II. Em 1970, com a Declaração dos Direitos da Criança (ONU) e a partir do princípio oito: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua liberdade de expressão”, que o brincar apareceu expressamente como um direito.
III. Na Declaração Universal dos Direitos da Criança, o direito a brincar está relacionado à educação, ou seja, a brincadeira a ser desenvolvida para algum fim, no caso, a educação. A questão que orienta o direito a brincar nesta declaração não compreende ou garante a brincadeira em seu sentido como uma forma de expressão das pessoas e de vida, mas, sim, a brincadeira para outra finalidade, no caso a brincadeira para beneficiar a aprendizagem.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

A educação física tem se estabelecido como um campo de conhecimento e prática pedagógica que transcende a simples atividade física, englobando dimensões como a ludicidade, recreação e lazer. Nesse sentido, originalmente concebida como uma disciplina voltada quase exclusivamente para o desenvolvimento físico, a educação física expandiu suas fronteiras para incorporar dimensões que abordam o bem-estar integral do ser humano.
Sobre a prática pedagógica da educação física, analise as afirmativas a seguir:
I. O alargamento de escopo na área da educação física reflete uma compreensão do que significa saúde e bem-estar, reconhecendo que atividades lúdicas, recreativas e de lazer são essenciais para o desenvolvimento de habilidades sociais, para o estímulo à criatividade e para a promoção da saúde mental.
II. A educação física assume um papel vital na sociedade ao oferecer espaços e oportunidades para que indivíduos de todas as idades possam engajar-se em atividades que não só beneficiam o corpo, mas também a mente e o espírito.
III. A incorporação da ludicidade, da recreação e do lazer no currículo de educação física representa um movimento a favor de uma abordagem da educação na qual o aprendizado ocorre de maneira isolada.
IV. A inclusão de elementos como a ludicidade, recreação e lazer serve não apenas como um meio de melhorar a aptidão física, mas também como uma ferramenta para fomentar a inclusão social, fortalecer vínculos comunitários e promover o respeito mútuo e a cooperação entre os participantes.
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina