Logo Passei Direto
Buscar
Leia a passagem de texto: “Se estamos estudando uma associação entre exposição a um fator de risco (p.ex. fumo) e a ocorrência de doença coronária, e encontramos uma freqüência de coronariopatia entre os fumantes de 10 vezes maior em relação aos não-fumantes, submetemos estas taxas a um teste estatístico, que leva em consideração a variabilidade da medida e o tamanho da amostra.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre medidas de frequência, analise as seguintes afirmativas:
I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada.
II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior.
III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual.
IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total).
A I e III.
B I, II e IV.
C III e IV.
D I, III e IV.
E II, III e IV
User badge image
Testando o Conhecimento

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada. Verdadeiro, a frequência acumulada é utilizada para mostrar quantas observações estão abaixo ou iguais a um determinado valor. II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior. Falso, a frequência acumulada é calculada somando a frequência da classe atual com a frequência acumulada da classe anterior, não apenas a classe atual. III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual. Falso, a frequência acumulada não é a mesma coisa que a frequência percentual. A frequência percentual é calculada a partir da frequência absoluta, enquanto a frequência acumulada é uma soma cumulativa. IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total). Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve corretamente o cálculo da frequência relativa. Com base nas análises: - I é verdadeira. - II é falsa. - III é falsa. - IV é verdadeira. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto: “Trabalhar com a população teórica (todos os elementos, casos, eventos, objetos, indivíduos, agregáveis e sobre os quais queremos generalizar) é quase impossível em investigação por isso se recorre a grupos mais restritos (população acessível, população de estudo), dos quais vamos determinar a amostra (subconjunto da população que vai ser usado no estudo para, seja representativa da população).
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 3, tema 1 – População e amostra: técnicas de amostragem da população, de Bioestatística sobre população e Amostra: Técnicas de amostragem da população, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A utilização de estimativa não probabilística justifica-se pela sua simplicidade, impossibilidade de estimativa probabilística, por envolver uma população pequena ou quando o estudo não exige representatividade.
II. ( ) Em comparação com outros processos probabilísticos, a evidência baseada em cotas não apresenta o menor rigor.
III. ( ) O termo 'amostragem por julgamento' ou 'amostragem intencional' refere-se a um método onde o pesquisador seleciona os sujeitos que irão julgar tais amostras representativas da população.
IV. ( ) A amostragem por bola de neve começa com o pesquisador localizando elementos-chave dentro de amostras direcionadas, sujeitos com o perfil necessário para a pesquisa.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F
E F – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina