Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a Convenção Americana sobre Direitos Humanos de San José de Costa Rica, é correto afirmar:
a. O artigo 28.2 dessa Convenção lista expressamente um núcleo básico tangível de direitos revogáveis, cuja suspensão não pode ocorrer mesmo em situação de emergência.
b. Em caso de guerra, de perigo privado, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente ilimitado às exigências da situação, suspendem as obrigações contraídas em virtude desta Convenção.
c. Em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente limitados às exigências da situação, suspendem as obrigações contraídas em virtude desta Convenção.
d. Em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este não poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente limitado às exigências da situação, suspendem-se as obrigações contraídas em virtude desta Convenção.
e. O artigo 27.2 dessa Convenção lista expressamente um núcleo básico tangível de direitos revogáveis cuja suspensão não pode ocorrer mesmo em situação de emergência.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, especialmente no que diz respeito à suspensão de direitos em situações de emergência. a) O artigo 28.2 dessa Convenção lista expressamente um núcleo básico tangível de direitos revogáveis, cuja suspensão não pode ocorrer mesmo em situação de emergência. - Esta afirmação está incorreta, pois o artigo 28 trata de disposições gerais e não lista direitos revogáveis. b) Em caso de guerra, de perigo privado, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente ilimitado às exigências da situação, suspendem as obrigações contraídas em virtude desta Convenção. - Esta afirmação é incorreta, pois a suspensão deve ser limitada. c) Em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente limitados às exigências da situação, suspendem as obrigações contraídas em virtude desta Convenção. - Esta afirmação está correta, pois reflete o que está previsto no artigo 27 da Convenção. d) Em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este não poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente limitado às exigências da situação, suspendem-se as obrigações contraídas em virtude desta Convenção. - Esta afirmação é incorreta, pois o Estado pode sim suspender obrigações, mas de forma limitada. e) O artigo 27.2 dessa Convenção lista expressamente um núcleo básico tangível de direitos revogáveis cuja suspensão não pode ocorrer mesmo em situação de emergência. - Esta afirmação é incorreta, pois o artigo 27 trata da possibilidade de suspensão, mas não lista direitos revogáveis. Portanto, a alternativa correta é: c) Em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado Parte, este poderá adotar disposições que, na medida e pelo tempo estritamente limitados às exigências da situação, suspendem as obrigações contraídas em virtude desta Convenção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema constitucional de crises ocorre quando é decretado o estado de defesa ou o estado de sítio, conforme disciplinado na Constituição Federal. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
Nesse sentido, é correto afirmar:
I - Verifica-se o estado de defesa quando houver instabilidade institucional ou calamidades de grandes proporções na natureza, desde que afete a ordem pública ou a paz social (Tavares, 2020, p. 954)
II – De acordo com Nagib Slaibi Filho (2009, p. 597) o estado de defesa é uma salvaguarda constitucional, considerado um instituto constitucional de defesa do Estado e das instituições democráticas, como garantia da ordem pública com a intensificação do poder de polícia que acarreta a restrição do exercício de certas garantias constitucionais.
III - Alexandre de Moraes (2020) salienta que, o estado de defesa é uma modalidade mais branda de estado sítio e às antigas medidas de emergência do direito constitucional anterior e não exige para sua decretação, por parte do Presidente da República, autorização do Congresso Nacional.
IV – Em um sistema constitucional de crise, especialmente, no estado de defesa onde existe um momento de anormalidade, não há possibilidade da suspensão de determinadas garantias constitucionais em lugar específico e por tempo determinado, diminuindo o poder repressivo do Estado, fundamentado na gravidade da perturbação da ordem pública.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina