Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Thais Novaes Cavalcanti (2017, p. 2), o sistema constitucional das crises tem que finalidade?
a. O fortalecimento da democracia, garantindo a pronta volta à normalidade tão logo cessem os pressupostos da decretação.
b. O controle judicial da decretação dos estados de defesa e de sítio e dos atos editados em sua vigência, já que a declaração é considerada ato político.
c. De retomar a estabilidade em casos de tumulto institucional.
d. A mantença ou restabelecimento da normalidade constitucional.
e. A proteção do ordenamento jurídico e dos direitos e garantias individuais dos cidadãos contra processos violentos de mudança ou perturbação daquela ordem e situações críticas de guerra externa.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 horas

Para responder à pergunta sobre a finalidade do sistema constitucional das crises segundo Thais Novaes Cavalcanti, vamos analisar as alternativas: a) O fortalecimento da democracia, garantindo a pronta volta à normalidade tão logo cessem os pressupostos da decretação. - Esta opção fala sobre a volta à normalidade, o que é um aspecto importante, mas não abrange totalmente a função do sistema. b) O controle judicial da decretação dos estados de defesa e de sítio e dos atos editados em sua vigência, já que a declaração é considerada ato político. - Esta opção se concentra no controle judicial, que é relevante, mas não é a finalidade principal do sistema. c) De retomar a estabilidade em casos de tumulto institucional. - Embora a estabilidade seja importante, a opção não aborda a questão da normalidade constitucional. d) A mantença ou restabelecimento da normalidade constitucional. - Esta opção é bastante direta e se alinha com a ideia de que o sistema busca garantir a normalidade constitucional. e) A proteção do ordenamento jurídico e dos direitos e garantias individuais dos cidadãos contra processos violentos de mudança ou perturbação daquela ordem e situações críticas de guerra externa. - Esta opção é ampla e aborda a proteção dos direitos, mas pode não ser a finalidade central do sistema. Após analisar as alternativas, a que melhor representa a finalidade do sistema constitucional das crises, conforme a obra de Thais Novaes Cavalcanti, é: d) A mantença ou restabelecimento da normalidade constitucional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema constitucional de crises ocorre quando é decretado o estado de defesa ou o estado de sítio, conforme disciplinado na Constituição Federal. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
Nesse sentido, é correto afirmar:
I - Verifica-se o estado de defesa quando houver instabilidade institucional ou calamidades de grandes proporções na natureza, desde que afete a ordem pública ou a paz social (Tavares, 2020, p. 954)
II – De acordo com Nagib Slaibi Filho (2009, p. 597) o estado de defesa é uma salvaguarda constitucional, considerado um instituto constitucional de defesa do Estado e das instituições democráticas, como garantia da ordem pública com a intensificação do poder de polícia que acarreta a restrição do exercício de certas garantias constitucionais.
III - Alexandre de Moraes (2020) salienta que, o estado de defesa é uma modalidade mais branda de estado sítio e às antigas medidas de emergência do direito constitucional anterior e não exige para sua decretação, por parte do Presidente da República, autorização do Congresso Nacional.
IV – Em um sistema constitucional de crise, especialmente, no estado de defesa onde existe um momento de anormalidade, não há possibilidade da suspensão de determinadas garantias constitucionais em lugar específico e por tempo determinado, diminuindo o poder repressivo do Estado, fundamentado na gravidade da perturbação da ordem pública.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina