Logo Passei Direto
Buscar
A história dos negros escravos no Brasil sempre foi negligenciada nas artes e com os quadrinhos não é diferente. É por isso que um projeto como Cumbe, do quadrinista e artista plástico Marcelo D'Salete, merece ser celebrado. O livro traz histórias no período da escravidão, com personagens que resistiram contra a violência da senzala e do modo de vida opressor daquela época.
Mais do que uma coletânea de histórias, Cumbe é parte de um projeto mais arrojado, de compreensão histórica desse período do Brasil. Marcelo teve que trabalhar bem a forma e o conteúdo para dar uma dimensão mais próxima da experiência do negro na escravidão.
Disponível em: hltps://revistaogrito.com. Acesso em: 11 jul. 2025 (adaptado).
Ao avaliar o trabalho de Marcelo D'Salete no texto, o autor evidencia uma atitude discursiva que
a) desvaloriza a forma em prol do conteúdo histórico.
b) reforça o valor artístico do quadrinho sem relação com a história.
c) ressalta o papel da obra para ampliar o entendimento histórico da escravidão.
d) valoriza apenas a experiência subjetiva dos personagens.
e) compara a obra a outras mídias de massa.
User badge image
Michelle

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas com base no texto apresentado sobre o trabalho de Marcelo D'Salete e a obra "Cumbe". a) desvaloriza a forma em prol do conteúdo histórico - O texto menciona que Marcelo trabalhou bem a forma e o conteúdo, então essa alternativa não é correta. b) reforça o valor artístico do quadrinho sem relação com a história - O texto destaca a importância da obra em relação à história da escravidão, portanto, essa alternativa também não é correta. c) ressalta o papel da obra para ampliar o entendimento histórico da escravidão - O texto enfatiza que "Cumbe" é parte de um projeto de compreensão histórica desse período, o que se alinha perfeitamente com essa alternativa. d) valoriza apenas a experiência subjetiva dos personagens - O texto fala sobre a resistência e a experiência, mas não se limita a isso, então essa alternativa não é a mais adequada. e) compara a obra a outras mídias de massa - O texto não faz comparações com outras mídias, então essa alternativa não é correta. Diante da análise, a alternativa correta é: c) ressalta o papel da obra para ampliar o entendimento histórico da escravidão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina