Logo Passei Direto
Buscar
para a realização da prova: 1. Leia as questões com atenção. 2. Confira seu nome e RA e verifique se o caderno de questão e folha de respostas correspondem à sua disciplina. 3. Faça as marcações primeiro no caderno de questões e depois repasse para a folha de respostas. 4. Serão consideradas somente as marcações feitas na folha de respostas. 5. Não se esqueça de assinar a folha de respostas. 6. Utilize caneta preta para preencher a folha de respostas. 7. Preencha todo espaço da bolha referente à alternativa escolhida, a caneta, conforme instruções: não rasure, não preencha X, não ultrapasse os limites para preenchimento. 8. Preste atenção para não deixar nenhuma questão sem assinalar. 9. Só assinale uma alternativa por questão. 10. Não se esqueça de responder às questões discursivas, quando houver, e de entregar a folha de respostas para tutor do polo presencial, devidamente assinada. 11. Não é permitido consulta a nenhum material durante a prova, exceto quando indicado o uso do material de apoio. 12. Lembre-se de confirmar sua presença através da assinatura digital (login e senha). Boa prova!
Questão 1: A garantia da qualidade das fases pré-analítica, analítica e pós-analítica pode ser conseguida por meio da padronização de cada uma das atividades envolvidas, desde o atendimento ao paciente até a liberação do laudo. Com isso, pode-se alcançar a qualidade que se almeja e, com a gestão da qualidade, garanti-la. Para isso, há basicamente duas formas de controle de qualidade: o controle de qualidade interno e controle de qualidade externo. Ambos de implementação obrigatória em um laboratório de análises clínicas de acordo com a RDC n. 302. Todas essas atividades no laboratório devem ser documentadas por meio de procedimentos operacionais padrão (POP) ou instruções de trabalho (IT), que deverão estar sempre acessíveis aos funcionários envolvidos nas atividades. Os sistemas de controle interno da qualidade mais empregados nos laboratórios são os sistemas de controle usando gráficos e padrões de conformidade e a não conformidade. São eles:
A) gráficos de Lambert e através das Regras de Beer.
B) gráficos de Leonhard Euler através de funções trigonométricas.
C) gráficos e regras de Bohr.
D) gráficos de Levey-Jennings e através das Regras de Westgard.
E) padrão de Gay-Lussac e gráficos em papel milimetrado.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder à questão sobre os sistemas de controle interno da qualidade mais empregados nos laboratórios, precisamos identificar quais gráficos e regras são comumente utilizados na prática laboratorial. Analisando as alternativas: A) Gráficos de Lambert e através das Regras de Beer - Esses gráficos estão mais relacionados à espectrofotometria e não são especificamente para controle de qualidade. B) Gráficos de Leonhard Euler através de funções trigonométricas - Não são utilizados para controle de qualidade em laboratórios. C) Gráficos e regras de Bohr - Relacionados à física e química, mas não ao controle de qualidade em laboratórios. D) Gráficos de Levey-Jennings e através das Regras de Westgard - Esta é uma combinação clássica utilizada para controle de qualidade em laboratórios, onde os gráficos de Levey-Jennings ajudam a monitorar a precisão e as Regras de Westgard são usadas para identificar não conformidades. E) Padrão de Gay-Lussac e gráficos em papel milimetrado - Não são utilizados para controle de qualidade em laboratórios. Portanto, a alternativa correta é: D) gráficos de Levey-Jennings e através das Regras de Westgard.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina